Ripple (XRP) vai ter smart contract? Não caia nessa!

Não há nenhum benefício para um investidor comprar XRP exclusivamente para utilizar no ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) do Ethereum.

Siga no

Um dos mais antigos criptoativos, Ripple (XRP), apresentou uma alta meteórica de 140% nos últimos 7 dias. A principal explicação é a distribuição (airdrop) de 45 bilhões de tokens Spark (SPARK), agendada para 12 de dezembro.

O token XRP é o terceiro maior criptoativo em valor de mercado, logo atrás do Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). Lançado em 2013, Ripple ganhou espaço buscando integração ao setor financeiro, especialmente na área de remessas internacionais. 

Ao contrário das demais, não utiliza tecnologia blockchain. O XRP Ledger é um banco de dados semi-centralizado, portanto mais rápido, e sem necessidade de consenso para atualizações no sistema.

Quem está fazendo o airdrop?

Esse airdrop será gratuito para os detentores de XRP, e visa incentivar a rede de smart contracts, os contratos digitais programáveis, da Flare Networks. Alguns sites estão reportando, incorretamente, que a rede Ripple irá aceitar os contratos inteligentes, mas isso é mentira.

A Flare Networks é 100% independente da XRP, e utiliza o blockchain da Ethereum para executar os smart contracts. Os detentores de XRP precisam converter seus tokens em FXRP para utilizar tais serviços.

Ou seja, a Flare Network pretende integrar as aplicações descentralizadas (dApps) de maneira similar ao Wrapped BTC (WBTC) ou renBTC (RENBTC) do Bitcoin. Em suma, qualquer um pode utilizar BTC de forma indireta nas aplicações financeiras descentralizadas (DeFi) do Ethereum.

Como será feita a distribuição do Spark (FLR)?

100 bilhões de tokens Spark (SPARK) vão ser pré-minerados, dos quais 45 bilhões distribuídos aos detentores de XRP. Deste modo, cada holder de XRP à meia-noite de 12 de dezembro (UTC) irá receber aproximadamente 1 FLR.

Os demais 55 bilhões de tokens vão pros desenvolvedores e pra fundação. Será possível fazer staking do token, e até mesmo atuar como validador dos oráculos

Existe vantagem em tokenizar o XRP?

Não. Qualquer operação na Ethereum está sujeita ao pagamento da taxa de validação da rede. Parte do pump recente no XRP se dá pela compra de tokens da Ripple Co, que totalizou 46 milhões de dólares no terceiro trimestre.

Ou seja, numa jogada de marketing genial, a empresa parou de realizar suas vendas mensais e passou a comprar tokens XRP no mercado. No entanto, a empresa Ripple Co recebe 1 bilhão de tokens XRP todo mês, e esta é basicamente sua única fonte de receita.

Deste modo, é natural que dentro de alguns meses voltem a despejar no mercado, derrubando novamente a cotação.

Em suma, não há nenhum benefício para um investidor comprar XRP exclusivamente para utilizar no ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) do Ethereum.

Ah! Nem todas as exchanges e wallets estão participando do AirDrop, por isso verifique antes onde deixar seu XRP.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman
Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Desde Mai/2017 faz arbitragem e trading de criptos, além de ser co-fundador do site de análise de criptos RadarBTC. Palestrante do Bitcoin Summit Florianópolis 2019

Pelé terá coleção NFT na plataforma Ethernity

Edison Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, é o mais famoso jogador de futebol da história e é um grande ícone para os...

Rothschild investe R$ 26 milhões em Ethereum

A Rothschild Investment adquiriu mais de 265.302 ações da Grayscale Ethereum Trust, marcando seu primeiro investimento em Ethereum, o ativo digital nativo da plataforma...

Banco central da Turquia proíbe uso de Bitcoin para pagamentos

O banco central (CBRT) da Turquia proibiu o uso de Bitcoin no país, alegando que as criptomoedas possuem riscos significativos devido a volatilidade, transações...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias