Finanças Descentralizadas (DeFi), ainda vale investir? Qual token?

Além do número de transações no token, é interessante acompanhar a quantidade de endereços ativos. Embora cada usuário possa utilizar vários endereços, o ideal é que exista também um crescimento nesta métrica.

Siga no

Se você acompanhou os últimos três meses do cenário cripto, certamente ouviu falar das Finanças Descentralizadas (DeFi). Entre eles estão Uniswap, Compound, Yearn, e muitos outros.

Junto com o sucesso e a experimentação, vieram os hacks, conforme noticiamos no domingo. Só em 2020 foram R$ 380 milhões roubados de projetos DeFi.

Em suma, há razão pra desconfiança, porém não há como ignorar um segmento cujos tokens subiram até 107% em dólar na última semana. 

Onde acompanhar o ranking de tokens DeFi?

O CoinMarketCap, um dos mais antigos indexadores de criptomoedas, criou uma página dedicada para o segmento. No entanto, também é possível encontrar a lista no concorrente CoinGecko.

CoinGecko DeFi
CoinGecko DeFi

CoinMarketCap Defi
CoinMarketCap Defi

A maneira mais fácil para perder dinheiro é escolher os tokens que mais subiram na última semana. Ou seja, não faça isso!

Ao invés de perder tempo olhando o passado, sugiro a você acompanhar quais os tokens que estão com crescimento na sua utilização.

Onde acompanhar isto?

O explorador de blocos ETHplorer.io possui um ranking dos tokens mais ativos em número de operações. Deste modo, é possível descobrir quais projetos DeFi estão mais “quentes”, e quem sabe, antecipar os movimentos de preço.

ETHplorer
ETHplorer

Primeiramente, é preciso lembrar que inflar estes números é relativamente fácil. O único custo é a taxa de transferência da rede.

Você irá perceber que as maiores altas de preço recente foram justamente esses com maior ganho em operações: Uniswap (UNI), Sushi (SUSHI), e Curve (CRV).

No entanto, eventualmente é possível encontrar alguns tokens de DeFi que ficaram para trás, mesmo tendo apresentando melhora significativa na utilização.

Medindo o número de endereços

Além do número de transações no token, é interessante acompanhar a quantidade de endereços ativos. Embora cada usuário possa utilizar vários endereços, o ideal é que exista também um crescimento nesta métrica.

Etherscan.io é uma excelente fonte de informação. Basta digitar no campo de busca o nome do contrato. Em seguida, é preciso clicar em “Analytics” para encontrar o gráfico.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.
Bitcoin Crash. Imagem: ShutterStock

Crash do Bitcoin? Entenda os fundamentos

Ciclo de alta, euforia, todo mundo falando do Bitcoin, pessoas se alavancando demais, achando que preço nunca iria parar de subir. Logo vem as...
Queda massiva e brutal do Bitcoin

Bitcoin cai abaixo de US$ 30 mil e vira trends topics do Twitter, veja...

O preço do Bitcoin caiu nesta terça-feira (22) para níveis preocupantes no mercado, chegando até a virar destaque nos trends do Twitter Brasil. Ao...
Corinthians Token para Torcedores

Criptomoeda do Corinthians chegará em breve após parceria com Chiliz

O Corinthians, em parceria com a Chiliz e Socio.com, lançará uma criptomoeda para torcedores e cerca de 35 milhões de fãs poderão ajudar o...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias