Cuy Sheffield, responsável pelo departamento de criptomoedas da Visa, afirmou que o setor de NFTs causou uma revolução no mundo. Hoje os tokens não fungíveis são responsáveis pelo acolhimento de pessoas interessadas em outras áreas que não seja a financeira.
Atualmente podemos ver casos de uso de criptomoedas e tokens em diversos setores da indústria, principalmente ligados a arte porém aos poucos chegando em ambientes não digitais, como no caso de esportes.
O evento, realizado em Singapura, conta com grandes empresas como Ant Group, fabricante de ASICs, Mastercard, exchanges de criptomoedas, Microsoft, PayPal, Accenture e outros. Sendo um ótimo local para troca de experiencias entre diferentes setores.
Cripto é cultura
Responsável pelo departamento de criptomoedas da Visa, Cuy Sheffield, falou sobre o assunto durante o evento Singapore Fintech Festival que está ocorrendo durante toda esta semana.
Segundo Sheffield, as criptomoedas passaram por uma grande e importante transformação. Através dos NFTs — tokens não fungíveis, que permitem a posse de um item digital único — várias tribos diferentes estão entrando neste mundo.
“Cripto está se tornando cultural, está se tornando algo bacana. Antigamente, se você investisse em criptos, você era meio esquisito.”
Hoje podemos ver NFTs de diversas áreas, fan tokens tem um papel fundamental em modificar a estrutura de clubes esportivos, por exemplo. O mesmo pode ser visto em outras áreas como a de jogos com a crescente popularização do P2E (Play-to-Earn) onde jogadores podem ganhar dinheiro ao jogar. Assim como outros setores como música também estão ganhando tração.
Sheffield também declarou que as carteiras de criptomoedas estão mudando, apresentando cada vez mais novas funções. Boa parte disso deve-se ao ambiente de desenvolvimento aberto do setor, onde todos podem criar e participar, ao contrário das moedas fiduciárias, cercadas de burocracia e centralização.
Evento reúne grandes nomes da indústria
O Singapore Fintech Festival, com duração entre segunda (8) e sexta-feira (12), traz grandes nomes da indústria tanto como patrocinadores quanto palestrantes.
O ambiente é marcado pela diversificação, ao mesmo tempo em que Vitalik Buterin, criador do Ethereum, está presente, também é possível encontrar a participação de players que aos poucos estão descobrindo as criptomoedas, como é o caso do CEO da Mastercard, Michael Miebach, e também da VP de engenharia do Google, Dr Marian Croak.
Esta fusão entre modelo de negócios mais tradicionais com as criptomoedas é mais uma afirmação de que é necessário entendê-las. Embora muitos casos de uso sejam novos, eles estão ocupando um espaço cada vez maior na vida das pessoas a cada novo ciclo.