Cruz vermelha da Itália constrói posto médico com doações em Bitcoin

Siga no
Cruz Vermelha Italiana - Divulgação: Helperbit

A atual pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, vem sendo um momento em que o Bitcoin vem ganhando bastante atenção. Não só por causa do possível efeito dessa crise na moeda, mas também por como ela pode ajudar em momentos como esse.

Um exemplo disso é como doações de Bitcoin financiaram a construção de um posto da cruz vermelha na Itália.

Um aumento nas doações de Bitcoin nos últimos três dias arrecadou 10.000 euros (cerca de R$57 mil reais), o suficiente para criar um posto médico avançado em Castel Gandolfo, na Itália.

Vale lembrar que a Itália foi um dos principais epicentros da pandemia na Europa, com o terceiro maior número de infectados em todo o mundo, ficando atrás apenas da Espanha e dos Estados Unidos.

As doações para construir o posto avançado criado para ajudar no combate ao coronavírus foram feitas através da Helperbit, uma plataforma peer-to-peer para doações em meio à desastres.

A campanha para arrecadação começou no dia 12 de março. De acordo com a Helperbit, em um post oficial no seu blog, o pedido de doações chamou muito a atenção da mídia por ter sido a primeira vez que o criptomercado italiano teve uma iniciativa assim.

Arrecadações em Bitcoin continuam atingindo metas

A campanha tem sido um grande sucesso, a marca de 10 mil euros em Bitcoin foi atingida em apenas três dias de arrecadações. As arrecadações ainda continuam e a marca de 25 mil euros foi atingida há alguns dias.

Hoje, dia 7, a arrecadação já estava na casa dos 29 mil euros. Na prática, seria o suficiente para construir pelo menos mais um posto médico avançado.

Não é de agora que a criptocomunidade é solidária com diferentes causas. Desde os primórdios do BTC e até mesmo moedas como a Dogecoin, foram usadas para ajudar em ações de caridade.

Em meio a pandemia, Bitcoin mostra a sua força

doações bitcoin
Placas com QR code para doações em Bitcoin – Divulgação: Helperbit

O Bitcoin vem mostrando a sua força no atual momento em que vivemos. Mas isso não fica apenas no seu preço e em ter sido um dos mercados que mais valorizou após a queda, e sim o quanto ele pode ajudar de forma rápida e transparente.

Para se ter uma ideia, após a campanha ter início na Itália, foram três dias para alcançar a primeira meta e, segundo a Helperbit, os Bitcoins foram fácil e rapidamente trocados por euros para comprar os equipamentos necessários para construir o posto médico. No dia 5 de abril o posto já estava funcionando.

As taxas cobradas por todo o procedimento foram de 0.55%, como informou o blog oficial da empresa.

Com a atual rede do Bitcoin tendo melhoras consideráveis por causa de protocolos como o SegWit, as taxas estão menores, assim como o tempo de confirmação.

Isso faz da blockchain do Bitcoin uma forma segura, completamente transparente, rápida e barata para doações. Tudo isso sem nenhum tipo de intervenção bancária ou governamental e sem nenhum tipo de barreira que possa impedir as doações.

O BTC, e as criptomoedas no geral, tem se mostrado uma importante ferramenta humanitária para momentos de crise.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

XRP sobe 200% em 30 dias e alcança maior valor de 3 anos

A criptomoeda XRP, emitida pela Ripple, continua sua tendência de alta neste final de semana. A moeda digital valorizou 136% nos últimos 7 dias...

Ethereum será atualizado em 14 de abril, Bitcoin vai comer poeira?

Está previsto para a próxima quarta-feira (14 de abril) a mais nova atualização da plataforma Ethereum. Chamada de Berlin, o update da rede foi...
Ethereum no pano

Ethereum ultrapassa Netflix, Coca-Cola e L’Oreal em valor de mercado

Na manhã deste sábado (10), o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado, estabeleceu um novo recorde de preço,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias