Cuidado com novo malware que rouba seus Bitcoins

Novidade perigosa, tome cuidado!

-

Siga no
Anúncio

Com a internet possibilitando milhares de downloads de músicas, vídeos e filmes todos os dias, uma nova vulnerabilidade foi encontrada que pode roubar suas criptomoedas.

Para quem possui alguma cripto e sabe que exchange não é wallet, deve estar sempre atento a suas economias a fim de evitar ser roubado por um atacante malicioso, portando cuidar das suas wallets e da forma que faz as transações é fundamental para evitar problemas.

Ao preparar um fim de semana com aquela maratona de filmes e séries após baixar os torrents espalhados pela web, os usuários nem imaginam que podem também estar se colocando em uma situação de risco com o novo malware descoberto pelo usuário do Twitter 0xffff0800.

Anúncio

Em sua publicação no microblog, ao baixar um torrent pelo site Pirate Bay, quase foi infectado. O mesmo se anuncia como Pesquisador de Segurança e Pentester, o que o fez ir além para descobrir o que o malware era capaz de explorar, e compartilhou sua descoberta com a comunidade de segurança mundial no último dia 11 de janeiro.

Em vez de conter o filme, a pasta tinha um arquivo com o nome do filme e uma extensão .lnk que, ao ser aberta, executava um comando malicioso que implantava um injetor de anúncios em vários mecanismos de pesquisa, como Google e Yandex (popular na Rússia e países vizinhos).

A equipe de segurança e pesquisa da Bleeping Computer se interessou pelo caso, e descobriu que a ameaça na verdade era muito mais do que infectar o computador do usuário com anúncios nas pesquisas, mas tambpem roubar criptomoedas.

No relatório detalhado publicado no último dia 12 de janeiro, a empresa disse o usuário infectado ao acessar um site que continha uma carteira de Bitcoin ou Ethereum divulgada de forma pública na verdade estava a ver endereços dos hackers. Se o usuário copiasse o endereço das criptomoedas para realizar uma transação, estaria na verdade enviando para os hackers os seus fundos.

Além disso, o malware infectava sites como a Wikipedia pedindo falsas doações em criptomoedas e que já continham valores nos endereços no momento da apuração do Bleeping Computer. Ou seja, alguém já pode ter sido pego pela falha.

Fonte: https://www.bleepingcomputer.com/news/security/fake-movie-file-infects-pc-to-steal-cryptocurrency-poison-google-results/

O aviso final da empresa de segurança deixa claro para usuários a mensagem “Esteja avisado que a obtenção de filmes de rastreadores de torrent pode proporcionar a você mais do que algumas horas de entretenimento, pois o malware pode se esconder nos arquivos que acompanham e ficar com você por muito mais tempo“.

De forma irônica, o filme que foi baixado pelo 0xffff0800 que o fez descobrir o caso se chama “A Garota na Teia da Aranha“, e é um filme de temática hacker.

O grupo responsável por ataques deste tipo é conhecido desde 2015, sob o codinome CozyBear, e sabe-se que são da Rússia e tem o foco dos ataques em sistemas Windows.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Mundo Conectado via Blockchain do Bitcoin

Executivo da JBS exalta blockchain para controle de gados

Uma das maiores produtoras de carnes do mundo, a JBS tem sido alvo de desconfianças nos últimos tempos. Na reação as críticas, o executivo...

Coluna do TradingView: Estudos da Semana – ETH, SNX, IOT e AMB

Em semana vermelha para criptomoedas, confira os estudos dos analistas do TradingView. CoinGape Os tokens de smart contracts estiveram numa onda descendente após a rejeição sofrida...
CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (Bitcoin, Criptomoedas, Investimentos, Pirâmides)

CVM terá eventos sobre criptomoedas em outubro

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil participa, no início de outubro próximo, da semana mundial do investidor. Entre os temas, a CVM terá...

Últimas notícias

Coluna do TradingView: Estudos da Semana – ETH, SNX, IOT e AMB

Em semana vermelha para criptomoedas, confira os estudos dos analistas do TradingView. CoinGape Os tokens de smart contracts estiveram numa onda descendente após a rejeição sofrida...

CVM terá eventos sobre criptomoedas em outubro

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil participa, no início de outubro próximo, da semana mundial do investidor. Entre os temas, a CVM terá...

EUA prende membro de um dos maiores grupos de hackers do mundo

Nathan Wyatt, membro de um grupo de cibercriminosos que extorquiam Bitcoin, se declarou culpado e foi sentenciado pelo Departamento de Justiça dos EUA por...