Curso de Direito em parceria com USP menciona criptomoedas

Formação em criptomoedas para advogados!

Siga no
Estátua da Justiça
Estátua da Justiça

A formação profissional no Brasil é cada vez mais exigida em um mercado concorrido e com global. Para isso, um novo curso do IASP em parceria com a USP, sobre Direito Internacional, mencionará as criptomoedas e fintechs em sua programação.

O Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) promove em parceria com a Fundação Arcadas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) um curso inovador. Este será uma extensão ao ensino, com início em março de 2020.

Além disso, professores convidados de outras universidades, por exemplo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estão envolvidos com este curso.

De fato, este curso de extensão promete levar os profissionais a um novo entendimento sobre vários temas. Isso porque serão contemplados “temas atuais e que transbordam as fronteiras nacionais“, segundo o IASP.

Criptomoedas serão tema em curso de extensão em direito internacional em parceria com a USP

O ensino no Brasil ainda está longe da realidade das criptomoedas, apesar de algumas faculdades já colocarem temas relacionados em sua grade. Certamente já há uma melhora no cenário, mas um curso de extensão em direito, feito em parceria com a USP, poderá colocar mais brilho no tema.

O IASP está conduzindo um curso, que acontecerá em segundas e quartas, que discorrerá sobre os desafios vividos pelo direito. Dentre eles, estão as criptomoedas, as startups, fintechs, LGPD, privacidade, entre outros.

O curso foi oficialmente lançado na última terça (21), para todos os interessados. As aulas terão início em março, com fim em julho de 2020. Ou seja, serão quase quatro meses de estudo sobre diversos temas globais, que impactam diretamente a formação na área.

O curso terá o valor máximo de inscrição em R$ 6 mil, para os interessados não associados ao IASP. Para os associados e ex-alunos da USP o valor cai para R$ 5.500 por aluno.

Este conteúdo será apresentado na modalidade presencial, com o professor-titular Gustavo Ferraz de Campos Monaco como responsável. O Livecoins entrou em contato com o professor para conhecer o tema em que o curso focará as criptomoedas.

Especialista em Direito ainda vê abismo da academia com classe política

De acordo com o advogado Lucas Galvão, mestre e entusiasta em criptomoedas, há sim um impacto no ensino de direito ao visualizar iniciativas como essa, apesar de serem baixas. Galvão lembra que a academia brasileira ainda não interage com a classe política para propiciar ganhos no intercâmbio de informações, mas que poderia ajudar mais iniciativas como essa.

Recentemente, um pesquisador da USP afirmou que uma regulamentação excessiva poderia prejudicar este mercado no Brasil. Além disso, um professor da FEA – USP de olho no Bitcoin afirmou que este “não possui lastro em nada“.

Ou seja, no local, o debate sobre criptomoedas pode estar crescendo, ao passo que no governo já se discute regulamentações deste setor. A regulamentação sobre criptomoedas está em debate na Câmara dos Deputados, mas ainda não há uma definição do tema.

Em 2020, é esperado que este assunto volte aos noticiários, principalmente após a enxurrada de pirâmides financeiras que envolveram este tema nos últimos anos.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

“Nunca emprestamos dinheiro para a Singu”, diz BitcoinTrade em caso da Natura e Tallis...

A Natura é uma das empresas mais conceituadas do Brasil e um investimento considerado seguro por muita gente. Como qualquer outra ação, os títulos...

Coluna do TradingView: Bitcoin e a briga de compradores e vendedores

Bitcoin chegou no topo e já ensaiou um rompimento, mas falhou. O preço está brigado no topo e se romper pode ser um estouro....

Visa vai conectar sua rede de pagamentos a criptomoeda

A Visa, uma das maiores processadoras de pagamentos do mundo anunciou nesta quarta-feira (2) que vai integrar o seu sistema de pagamento com o...

Últimas notícias

Coluna do TradingView: Bitcoin e a briga de compradores e vendedores

Bitcoin chegou no topo e já ensaiou um rompimento, mas falhou. O preço está brigado no topo e se romper pode ser um estouro....

Visa vai conectar sua rede de pagamentos a criptomoeda

A Visa, uma das maiores processadoras de pagamentos do mundo anunciou nesta quarta-feira (2) que vai integrar o seu sistema de pagamento com o...

Visa lança cartão de crédito com cashback em bitcoin

Agora você pode receber 1.5% de cashback em bitcoin por compras efetuadas por meio de um novo cartão de crédito lançado pela Visa em...