CVM alerta contra Grupo Onil, ou Onilx e estipula multa diária

Empresa e divulgadores podem sofrer as consequências em caso de descumprimento de determinação

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) partiu para cima da empresa Onilx, parte do grupo Onil, emitindo um alerta geral ao mercado de investimentos brasileiros contra a empresa que diz operar com criptomoedas.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alerta ao mercado de capitais e ao público em geral sobre a atuação do grupo Onil ou OnilX, incluindo as sociedades 3Specht CCV Ltda., 3specht CTB Ltda., Aureum Investimentos Ltda., DLL Capital Ltda., Onil Business Ltda., Onil Exchange Internacional S/A., DRD Business Ltda., DRD Business 4 Ltda., MGA Capital Ltda., Nexseed Investimentos Ltda., P7 Capital Ltda., Port for Business Praia Grande Consultoria e Investimentos Ltda. e D1 Tecnologia e Negócios Ltda“, diz a nota pública do regulador do mercado de capitais nacional.

Fundada por Fábio Lino, a empresa com sede em Curitiba (Paraná) teria atuado na captação de investidores sem obter o aval para isso. Ou seja, atua em descompasso com o compliance exigido por empresas do mercado de investimentos.

🛡️Aprenda a proteger seus bitcoins sem depender de terceiros. 👉 Treinamento de auto custódia. 🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Além disso, a comissão encontrou a captação por meio de site próprio da empresa e divulgadores que buscam captar clientes diretamente. Com o alerta, há uma previsão de multa diária de R$ 1 mil para todos que forem flagrados descumprindo a nova determinação, a empresa ou seus colaboradores.

O grupo Onil ou OnilX e as sociedades ligadas a ele não possuem autorização da CVM para intermediar valores mobiliários, atuar como assessores de investimentos ou captar recursos de investidores para aplicação em valores mobiliários“, diz a nota pública.

Publicado nacionalmente no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14), o Ato Declaratório CVM 24.680 já estava pronto desde o dia 12 de janeiro. O documento conta com assinatura de André Francisco de Alencar Passaro, da Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários.

Onilx tem captado investidores de criptomoedas para seus produtos, diz CVM

Para seus produtos de criptomoedas, não mencionados em detalhes pelo regulador, a OnilX estaria captando brasileiros sem nem buscar o registro de suas operações. Em casos similares no passado, os clientes correram riscos de a empresa sumir com o dinheiro dos clientes, entre outros problemas.

Vale destacar que a CVM não apontou se o Grupo Onil por meio da OnilX praticava fraudes contra o sistema financeiro nacional, como Ponzi ou Pirâmide Financeira.

De qualquer forma, a empresa cresceu no Paraná e em todo o Brasil ao apoiar projetos esportivos de futebol do Londrina, Maringá e Atlético Clube Paranavaí, onde comprou a SAF.

Empresa cresceu com marketing no esporte do Paraná
Empresa cresceu com marketing no esporte do Paraná (Redes).

Além disso, seu fundador tinha o hábito de se aproximar de celebridades, como Ronaldo Fenômeno, o cantor Gustavo Lima e até o ex-ministro Paulo Guedes, o que mostrava um estilo de vida de “grandes contatos” para clientes.

Fundador Onilx Gustavo Lima e Luciano Hang
Fundador da Onilx com Gustavo Lima e Luciano Hang (Redes).
Fundador Onilx em foto com Ronaldo Fenômeno
Fundador Onilx em foto com Ronaldo Fenômeno (Redes).
Fundador Onilx com Paulo Guedes
Fundador Onilx com Paulo Guedes (Redes).

Publicamente a empresa ainda não se manifestou sobre a posição da CVM, e o Livecoins não conseguiu contato com a defesa. O espaço segue em aberto para manifestações.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

👉Entre no nosso grupo do WhatsApp ou Telegram| Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Bruno Costa
Bruno Costahttps://bruno-costa.com
Bruno Costa ingressou no jornalismo cripto quando o DeFi ainda era um experimento de nicho e, desde então, tornou-se uma das principais vozes brasileiras na cobertura de finanças descentralizadas e ativos digitais. Atualmente atua como Senior Content Manager na Starkware.co, uma empresa de PR e marketing focada em DeFi, NFTs e crescimento de comunidades Web3. Seu trabalho frequentemente explora como as economias de tokens podem impulsionar a inclusão financeira no país, conectando a adoção de blockchain à realidade local. Ele é Certified Bitcoin Professional (CBP), credenciado pelo CryptoCurrency Certification Consortium (C4). Graduado em Jornalismo pela Universidade Europeia, Bruno aprofundou sua expertise com formações como o curso DAO Fundamentals (EDU Trainings) e o Web3 Solidity Bootcamp (Metana). Sua cobertura inclui adoção de DeFi em mercados emergentes, cultura NFT na América Latina e análises de UX em aplicações descentralizadas. Entre suas principais competências estão reportagem investigativa, análise do mercado cripto, construção de narrativa e estratégia de conteúdo. No Brasil, o público o conhece por portais como Cointimes.com.br, onde é colaborador regular, além de suas reportagens investigativas que revelaram golpes no setor DeFi. Uma de suas séries chegou a contribuir para alertas regulatórios e maior fiscalização por parte da CVM. Seu guia sobre stablecoins alcançou mais de 50 mil leitores e foi referenciado por três grupos acadêmicos de pesquisa, enquanto sua consultoria para uma carteira DeFi ajudou a redesenhar o conteúdo de onboarding e atraiu mais de 10 mil novos usuários. Bruno já foi citado pelo Valor Econômico, fez coberturas presenciais na São Paulo NFT Expo e no Rio Blockchain Meetup, e participou de grandes eventos como a SP Tech Week e a Blockchain Conference Brasil, onde discutiu temas sobre regulação do DeFi, UX e inovação. Curioso e criativo, com um forte foco em conectar tecnologia e cultura, ele costuma lembrar colegas e leitores de que “Journalism should empower readers with clarity in a world full of crypto hype and misinformation.” Disclaimer: Todo o conteúdo aqui apresentado diz respeito a temas de criptomoedas, blockchain e Web3 e possui caráter exclusivamente informativo e educacional. Não constitui aconselhamento financeiro, de investimento ou jurídico. As análises refletem a experiência e a pesquisa pessoal do autor. O nome do autor é utilizado como pseudônimo. Sempre faça sua própria pesquisa (DYOR) antes de tomar decisões no ecossistema cripto.
Comprar agora

Últimas notícias