CVM bombardeia empresas que oferecem “renda fixa” na internet

"Aposto que dobro sua renda" diz um dos comerciais. Propagandas e ofertas de retorno garantido podem induzir investidores a erros em aplicações.

-

Nos siga no:
CVM fecha cerco contra empresas

A CVM publicou um ofício voltado para negócios que envolvem a análise de valores imobiliários. Com essa normativa, algumas empresas terão que adequar as suas propostas ao mercado ou poderão sofrer algum tipo de investigação pela comissão. Segundo o ofício, está proibido oferecer lucros fixos ou expressões que remetem a negócios fraudulentos envolvendo investimentos.

O ofício da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atinge diretamente várias empresas que operam no Brasil. Aquelas famosas propagandas no Youtube com a promessa de “renda fixa” deixarão de incomodar os usuários da plataforma. Dessa forma, com a nova circular normativa da CVM, essa prática publicitária deve deixar de existir no mercado.

Chega de prometer ganhos fixos

A CVM é a comissão responsável por analisar e fiscalizar práticas envolvendo investimentos e fundos vinculada ao Ministério da Fazenda. Sendo assim, isso significa que vários negócios são investigados pela comissão, como exchanges, ofertas de rendimentos e empresas que oferecem custódia de aplicações financeiras.

Praticamente tudo que envolve investimentos no país pode ser investigado por essa comissão, responsável pelo pleno funcionamento do mercado financeiro. Desse modo, a CVM pode orientar empresas sobre práticas abusivas no mercado, coibindo ações que possam levar a prática ilegal de investimentos.

E segundo a circular da comissão, está proibido oferecer ganhos fixos para investidores. A CVM determinou que propagandas nas redes sociais e em sites deixem de mencionar ganhos fixos ou qualquer outra expressão que remeta a esse tipo de rendimento “garantido”. Esse tipo de oferta induz os investidores a grandes erros de avaliação que podem resultar em grandes perdas.

“as informações divulgadas pelo analista de valores mobiliários devem ser verdadeiras, completas, consistentes e não induzir o investidor a erro. Além disso, devem ser escritas em linguagem simples, clara, objetiva e concisa.”

Serviço de análise ou educação financeira?

O Ofício Circular CVM/SIN 02/19 parece retratar de uma empresa específica no mercado financeiro. Por outro lado, a comissão quer que fique mais claro as empresas que oferecem conteúdos sobre educação financeira daquelas que prestam serviços de análise.

A diferença pode parecer pequena, mas uma empresa que fornece serviços de análises do mercado deve obedecer uma legislação diferente daquelas que produzem apenas conteúdos sobre educação financeira. Sendo assim, algumas empresas do setor não podem vender “gato por lebre”, já que não possuem autorização para a venda de análises de valor mobiliário aos seus clientes.

----------------------------------------- Quer comprar Bitcoin? Conheça a Ripio! A plataforma mais simples para iniciantes e experts na economia digital, Acesse https://www.ripio.com/pt/
Quer receber novidades no e-mail? Assine nossa  Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".

Escreva seu comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Queda do Bitcoin

Sinal perigoso de venda aparece em indicador do Bitcoin

No último fim de semana, o preço do Bitcoin teve uma severa queda, com um grande movimento de venda ativando um sinal perigoso. Em...
Polícia Civil (PC) de São Paulo (SP)

Polícia Civil de Santos afirma que dinheiro da BWA está no exterior

A polícia civil de Santos (SP) afirmou nos últimos dias que o dinheiro da BWA, empresa apontada como um esquema de pirâmide financeira, pode...
Justin Sun Deep Fake

Alerta: “DeepFake” começa ser usado em golpes com criptomoedas

Golpistas começaram a usar uma especie de "deepfake" para roubar criptomoedas. Em um vídeo denuncia publicado no youtube, os trapaceiros virtuais se passam por Justin Sun,...
Novo vírus para Android mira brasileiros

Novo vírus para Android ameaça carteira de Bitcoin

Na medida em que o dinheiro vai passando a ser digital, os perigos inerentes a esse novo ambiente começa a ser considerado. Isso porque,...

Momento Declarando Bitcoin: 2CPFs e 1Hash!

Pois é, pessoal, há quem diga que são necessários 2CPFs e 1Hash para que uma operação com criptomoeda/criptoativo seja tributável! (Será?) Vamos lá! A situação...