A Zero10 Club foi citada na última circular disponibilizada pela CVM. Segundo a comissão, a empresa não está habilitada a oferecer investimentos em “cotas empresariais”. Com a publicação, o órgão orienta que Zero10 Club deixe de oferecer serviços publicamente relacionados a investimentos em grupo.
Várias empresas operam no Brasil sem possuírem licença para oferecer produtos relacionados a investimentos. Além disso, alguns negócios podem ser considerados verdadeiras fraudes, já que não podem atuar legalmente no mercado de acordo com órgãos regulatórios. Dessa forma, muitos investidores acabaram sendo atraídos por negócios que podem ser duvidosos.
De acordo o site Arena do Pavini, a Zero10.Club informa que “é uma intermediadora de negócios e ativos digitais, que, entre outras operações, intermedia a cessão de cotas da empresa Genbit”, conjugando errado o verbo “intermediar”, apesar de ser essa a principal atividade da empresa.
CVM publicou deliberação sobre a Zero10 Club nesta terça (26)
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é responsável por fiscalizar atividades envolvendo investimentos financeiros no país. É através dessa comissão que muitas empresas do setor conseguem a deliberação para validar suas operações em determinado país. No Brasil, a CVM orienta empresas que podem estar em situação irregular, antes que os negócios sofram qualquer tipo de investigação jurídica.
“Não se encontram habilitados a ofertar publicamente títulos ou contratos de investimento coletivo relacionados à oportunidade de investimento relaciona a cotas empresariais”.
No caso da Zero10 Club, a empresa não possui habilitação para atuar oferecendo investimentos em cotas empresariais, segundo a CVM. A decisão da comissão tornou-se pública após a publicação da última deliberação da CVM nesta última terça-feira (26), de número 813.
Empresa pode pagar multa diária de R$ 5 mil
Por enquanto, a CVM emitiu apenas uma espécie de comunicado, orientando a Zero10 Club a encerrar a oferta pública de investimentos. Sendo assim, a empresa não receberá, até então, uma devida punição. Contudo, algo poderá acontecer com a Zero10 Club, caso ela insista em continuar com suas operações de oferta de investimentos.
De acordo com a deliberação da CVM, a Zero10 Club poderá receber uma multa após o não cumprimento das instruções da comissão. Dessa forma, caso a empresa não acate a determinação da CVM, a Zero10 Club deverá pagar uma multa diária correspondente a R$ 5 mil.
Além da Zero10 Club, a CVM enquadrou Gabriel Tomaz Barbosa. O empresário está por trás dos negócios da Zero10 Club e recebeu uma menção na delieração da CVM. O empresário também não poderá oferecer investimentos em cotas empresariais.
O documento ainda estende a responsabilidade aos demais envolvidos com a Zero10 Club. Isso significa que administradores, sócios e responsáveis pelo negócios também devem icar atentos as instruções proferidas pela CVM, para que a Zero10 Club não seja multada.