Com o protesto dos caminhoneiros no Canadá, muito vem sendo falado sobre a relação deles com o mercado de criptomoedas. Após terem contas congeladas e campanhas derrubadas no GoFundMe, criptomoedas, incluindo o Bitcoin, passaram a ser uma fonte de doações para o movimento.
O governo do Canadá tentou criar maneiras de impedir as doações, até mesmo pedindo que bancos parem de servir corretoras.
Recentemente o governo afirmou que terá poderes para congelar contas sem a necessidade de decisões judiciais, medidas que estão sendo bem criticadas, principalmente por entusiastas de criptomoedas.
Com isso, a Comissão de Valores Mobiliários de Ontario (OSC) também esta querendo silenciar quem está indo contra essas iniciativas.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Corretoras dão conselhos para investidores proteger criptomoedas de confisco
Jesse Powel, CEO da Kraken, e Brian Armstrong, CEO da Coinbase, postaram comentários contra as medidas do governo.
Armstrong disse que estava preocupado em ver situações como essa acontecendo em um país livre como o Canadá e afirmou que carteiras de auto-custódia são importantes nesse momento.
As carteiras de auto-custódia permitem que os usuários controlem suas criptomoedas diretamente sem a necessidade de terceiros, o que dificultaria o congelamento ou apreensão de ativos pelas autoridades.
Jesse Powell, CEO da kraken, falou a mesma coisa, também alertando para a importância das carteiras com auto-custódia, evitando que suas contas sejam congeladas ou fundos sejam bloqueados.
CVM do Canadá se irrita
A Comissão de Valores de Ontário (OSC) não gostou das postagens, e de acordo com um relatório do The Logic, as autoridades do país denunciaram as postagens dos empresários para a Polícia e para outras autoridades federais.
“Nós estamos cientes dessas informações e nós a compartilhamos com a RCMP e outras autoridades federais relevantes.” Disse a gerente de assuntos públicos da OSC, Kristen Rose, ao The Logic.
Os dois CEOs estão ecoando a opinião de muitos que são contrários ao Ato de Emergência do Canadá – que permite que o governo tenha certas liberdades em determinados assuntos, até mesmo cortando o trâmite para certas decisões, como o já citado poder de congelar contas bancárias.
Uma carteira de auto-custódia é aquela que você controla suas chaves, portanto, tem controle total sobre suas moedas e do dinheiro. Não é possível, pelo menos de maneira fácil, para uma entidade conseguir acesso a uma carteira assim, congelar ou capturar fundos.
Não se sabe o quanto isso será levado à sério pelas autoridades ou se haverá consequências para os empresários.
A Coinbase se recusou a comentar sobre o caso, mas a Kraken disse, através de um porta voz, que a corretora sempre obedece todos os requerimentos regulatórios do governo, mas se negou a comentar sobre esse caso específico.