Daniel Larimer e suas 3 moedas no top 100

Dan Larimer é mais uma mente brilhante que está antecipando soluções e criando valor desde seu primeiro envolvimento com o Bitcoin, em 2009.

Dan, também conhecido como bytemaster, é o criador da moeda BitShares, co-fundador da Steem e é CTO da Block.one, empresa envolvida na criação da EOS. A BTS ocupa a 65ª posição em valor de mercado segundo o site coinmarketcap, a Steem, a 78ª posição e a EOS está entre as dez maiores, ocupando a 8ª colocação. Além disso, Dan também foi o criador da primeira stablecoin, o BitUSD e do famoso delegated Proof-of-Stake (dPoS).

Como um dos primeiros 1.000 membros do bitcointalk, em 2010 afirmou que o Bitcoin seria caro para micro-pagamentos e que o tempo médio de bloco de 10 minutos era lento demais para uma confirmação em comparação a outros sistemas, como bancários. A resposta de Satoshi, lembrando que o Bitcoin é sobre segurança, e não agilidade, é uma das citações mais lembradas, terminando com: “Se você não acredita em mim ou não entende, não tenho tempo para tentar convencê-lo, desculpe.

BitShares, bitUSD e a primeira DEX

Em 2013, nascia a ideia de criar uma exchange descentralizada (DEX) para mitigar os riscos das exchanges centralizadas (CEX), ela foi chamada de BitShares X, e ainda está funcionando. As CEX sempre foram alvos de ataques bem sucedidos, em 2014 a Mt.Gox sofreu uma perda de 850.000 BTC.

Para uma negociação ocorrer nesta DEX, duas moedas seriam necessárias, surge então o bitUSD, a primeira stablecoin do mundo das criptomoedas, porém ao contrário do USDT que domina o setor hoje, o bitUSD não requer uma empresa com contas em banco lastreando a moeda em 1:1, e sim um lastro feita pelos próprios usuários usando BTS, numa razão de 2:1.

Ainda em 2013, Dan já estava pensando no sistema de delegated Proof-of-Stake (dPoS) como podemos ver no fórum bitsharestalk, no qual os holders da moeda poderiam eleger validadores de blocos. Tal algoritmo de consenso permitiu transações mais rápidas e baratas, bem antes de toda discussão sobre escalabilidade vista em 2017 por conta do alto número de transações que sobrecarregaram tanto o Bitcoin quanto o Ethereum.

Enquanto o dPoS é um algorítimo de consenso, vale lembrar que Dan também é o criador da tecnologia chamada de Graphene, que basicamente é o código de implementação do dPoS, hoje em dia este termo ficou obsoleto.

Steem e Steemit

Dan e Ned Scott criaram a Steem em 2016, uma criptomoeda que utiliza os mesmos componentes da BitShares, incluindo um token chamado de Steem Dollars.

Sua principal diferença era a exploração do uso de dApps (aplicativos descentralizados), sendo o Steemit, no qual Dan era CTO, o dApp mais conhecido desta blockchain. O Steemit é uma rede social visualmente parecida com o Medium porém a principal diferença é que os criadores de conteúdo podem receber dinheiro. A plataforma continua ativa nos dias de hoje.

Na assinatura de Dan no bitcointalk há a frase “blogging is the new mining“, o que nos faz refletir sobre o que é prova de trabalho, e como tal modelo ajuda o crescimento, talvez nascimento, da criação de conteúdo descentralizada e monetizada.

Neste ponto fica clara a visão de Dan ao criar uma rede social descentralizada, querendo construir todo um ecossistema dentro de uma blockchain. No site Steem Apps podemos encontrar mais dApps criados em cima da Steem.

EOS.IO

Em 2017 aparecia o whitepaper da EOS.IO, mais popularmente conhecida apenas pelo nome de sua moeda, a EOS. Tal blockchain foi projetada pela block.one, a qual Dan é CTO e por conta disso é bem semelhante as suas antigas criações, principalmente pelo uso do dPoS.

No mesmo ano, 2017, a EOS fez história ao arrecar mais de 4 bilhões de dólares para a sua criação, sendo o maior montante arrecadado numa ICO, sem ter nenhum produto. Sua mainnet foi lançada em 2018 e desde então vem brigando com outras gigantes, tanto em valor de mercado quanto em relação aos dApps.

No site dapp.com podemos ver essa disputa com mais detalhes, mostrando números de usuários, transações e volume diário. Seus principais concorrentes são o Ethereum e a Tron, esta última é acusada de manipular volumes com bots.

Tais dApps são uma ótima forma para impulsionar uma blockchain, uma vez que os usuários precisam comprar a criptomoeda nativa para usar a maioria deles, tendo um caso de uso. Hoje a maioria são aplicativos de apostas, o que não é uma surpresa já que Satoshi Nakamoto tinha planos de criar um aplicado de poker descentralizado no próprio Bitcoin, este tipo de dApps sempre atraiu olhares tanto de programadores quanto de usuários, afinal não podem ser censurados ou taxados por governos.

Além desta corrida por dApps e outros casos de uso, a EOS é notável por suas taxas de transação baratas e a agilidade na transferência de fundos, o recorde de transações por segundo foi de quase 4.000 transações, como reportado pelo EOS Monitor Network, enquanto o Bitcoin registra um número absurdamente menor e o Ethereum migra lentamente para o PoS para resolver este problema.

O Futuro

No mesmo nível de Vitalik Buterin, criador do Ethereum, e outros grandes nomes da criptoesfera, Dan Larimer é mais uma mente brilhante que está antecipando soluções e criando valor desde seu primeiro envolvimento com o Bitcoin, em 2009.

Apesar da consecutiva migração de Dan para outros projetos, com o montante arrecadado pela EOS, parece que ele ficará trabalhando nesta blockchain por um bom tempo, nos resta aguardar para que ele nos apresente mais inovações, as quais acompanharemos de perto.

E você, é holder de alguma dessas moedas?

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
sabotag3x
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.

Últimas notícias

Últimas notícias