Início Altcoins Defi se aproxima de 30% de valor de mercado do Ethereum

Defi se aproxima de 30% de valor de mercado do Ethereum

O número de produtos, serviços e outras plataformas que surgiram desse crescimento está na casa das centenas, e está ficando difícil acompanhá-los.

As finanças descentralizadas (DeFi) continuam atingindo novos recordes. A capitalização de mercado atingiu US $ 45 bilhões, seu nível mais alto e todos os tempos, se tornando responsável por quase 30% da capitalização de US $ 150 bilhões da plataforma Ethereum.

A criptomoeda Ethereum parece ter se beneficiado dessa alta, ganhando consideravelmente em relação ao Bitcoin recentemente, os tokens Aave e Uniswap ultrapassaram US $ 3 bilhões em capitalização de mercado.

Os tokens DeFi parecem estar dando uma pausa na corrida de touros hoje, mas o SushiSwap está sendo negociado na faixa dos US$ 7, enquanto o Uniswap está muito acima de seu recorde histórico.

Curiosamente, temos vários tokens novos no topo da lista, como o cETH e cDAI, com o “c” representando a tokenização de ativos já existentes para executar funções dentro de seus próprios dapp.

Todas essas estratégias de Yearn Finance acontecem mais em backend. E existe também o Alpha Finance, que automatiza a alavancagem para produzir rendimentos com projetos apoiados por investidores.

DeFi Pulse
DeFi Pulse

DeFi foi uma das principais tendências no mercado de blockchain em 2020. Em janeiro do ano passado o mercado era avaliado em apenas 680 milhões de dólares. Em dezembro de 2020, o número disparou, atingindo um total de 15,34 bilhões de dólares.

Agora, um mês depois, a capitalização superou a marca de US$ 45 bilhões. O número de produtos, serviços e outras plataformas que surgiram desse crescimento está na casa das centenas, e está ficando difícil acompanhá-los. Esse crescimento exponencial sem precedentes surpreendeu especialistas e até mesmo críticos em todo o mundo.

O sistema financeiro tradicional é controlado pelo governo por meio de seus órgãos reguladores. Esses órgãos apresentam uma longa lista de obstáculos que às vezes tornam as transações caras, tediosas e, em última análise, inacessíveis para mais de 25% da população mundial.

As finanças descentralizadas apresentam uma alternativa aos sistemas financeiros tradicionais e centralizados.

Alguns dos produtos e serviços que acompanharam a proliferação do mercado DeFi são plataformas que permitem aos usuários negociar, investir e até receber empréstimos.

Essas plataformas normalmente têm custos de entrada muito baixos e estão disponíveis para usuários de qualquer lugar do mundo. O investimento em DeFi é um desses produtos que avançou na vanguarda da revolução e não mostra sinais de declínio tão cedo.

Todo esse ecossistema  está sendo criado na plataforma Ethereum, que atingiu seu recorde de preço esta semana.

Ainda há muito espeço para crescer, inclusive, em outras plataformas blockchain, como Polkadot e Cardano.

Resta saber se o crescimento é sustentável e quais projetos são sólidos, até lá, nos resta acompanhar.