Departamento de Justiça dos EUA acaba com divisão de criptomoedas e encerra guerra contra indústria

Blanche aponta que os funcionários do DoJ devem “processar indivíduos que prejudicam investidores em ativos digitais” e não corretoras, mixers como o Tornado Cash, e carteiras offline.

O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) anunciou o fim de uma divisão dedicada à fiscalização do setor de criptomoedas. As informações foram publicadas pela Fortune nesta terça-feira (8).

Chamada NCET (National Cryptocurrency Enforcement Team), a unidade foi criada no início de 2022 durante o governo Biden.

Antes disso, em fevereiro, a SEC também encerrou a Unidade de Criptoativos e Cibersegurança (CACU), dando origem a outra divisão voltada a questões mais amplas, desde tecnologias emergentes até golpes diversos.

EUA encerra guerra contra o setor de criptomoedas

Como em outros anúncios, o governo Trump criticou as ações do governo Biden contra o setor de criptomoedas. As falas abaixo são de Todd Blanche, vice-procurador geral dos EUA, e foram publicadas pela Fortune.

“O Departamento de Justiça não é um órgão regulador de ativos digitais. No entanto, a administração anterior usou o Departamento de Justiça para seguir uma estratégia irresponsável de regulamentação por meio de processos judiciais.”

Um dos exemplos mencionados foi a perseguição ao Tornado Cash, um mixer construído via contratos inteligentes no Ethereum. Na semana anterior, o OFAC (Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros) já havia removido o Tornado de sua lista de sanções.

Dado isso, Blanche aponta que os funcionários do DoJ devem “processar indivíduos que prejudicam investidores em ativos digitais” e não corretoras, mixers como o Tornado Cash, e carteiras offline.

Essa mudança de postura está ligada às promessas de Trump de acabar com a guerra contra as criptomoedas.

Em março, o presidente americano também se reuniu com diversos players da indústria na Casa Branca, momento onde essa agora extinta divisão do DoJ pode ter sido mencionada.

Bitcoin opera estável apesar de crash no mercado acionário

Enquanto ações americanas operam em forte queda devido à política tarifária de Trump, o Bitcoin opera estável na região dos US$ 80.000.

Além de estar servindo como um porto-seguro para investidores, o movimento atípico também pode ser explicado por conta desse fim à perseguição contra as criptomoedas. Ou seja, essa legitimidade pode estar influenciando o mercado para olhar para o Bitcoin com outros olhos.

Na semana anterior, Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, disse que “o Bitcoin está se tornando uma reserva de valor” ao lado do ouro.

Por fim, agora o mercado espera pela criação da reserva estratégica de Bitcoin pelo governo americano, com aportes que podem chegar a até 1 milhão de moedas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Comprar agora

Últimas notícias

spot_img