Dois deputados brasileiros vão explicar o projeto de lei para regulação das criptomoedas no Brasil em um evento na próxima quarta-feira (30). Sediado em Brasília, o encontro com líderes pode esclarecer aos interessados os pontos controversos do PL.
A regulação das criptomoedas no Brasil começou seus debates pela Câmara dos Deputados em 2015. Na ocasião, o PL 2.303/2015 apresentou o início da discussão, que evoluiu com os anos.
Após várias audiências públicas e discussões com o mercado, um texto foi aprovado pela casa no final de 2021. Assim, o projeto se transformou no atual PL 4.401/2021, que acabou aprovado pelo Senado Federal em 2022, ainda que com algumas mudanças.
Deputados e senadores se reúnem para discutir regulação das criptomoedas
Na próxima quarta-feira (30), o evento Mesa Digital vai discutir a criptoeconomia e o futuro do dinheiro no Brasil.
Sediado em Brasília, o evento conta com apoio da Frente Digital, corretora Bitso, LIFT Learning e Instituto Cidadania Digital.
Com inscrições gratuitas ainda disponíveis aos interessados, o evento discute um tema em alta no mundo: a regulação das criptomoedas. No debate estarão presentes os deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Expedito Netto (PSD-RO), autor e relator do PL 4.401/2021 respectivamente.
Durante o encontro, os participantes ainda sobre o caminho do Real digital na economia brasileira. Gratuito, o evento ocorre no Auditório do Edifício Íon (SGAN, Q 601, BL H, Asa Norte), entre 8:30 horas e 12:00 horas.
Quais são as autoridades que estarão presentes no evento?
A oportunidade de debater com o público interessado no assunto promete que o evento esclareça aos participantes os pontos da regulação, ainda não aprovada. O texto chegou a ser pautado no Plenário nos últimos dias, mas acabou não sendo votado.
Na próxima terça-feira (29), o PL 4.401/2021 voltou a ser pautado no Plenário e pode ser apreciado e, enfim, aprovado.
De qualquer forma, o evento Mesa Digital convidou os dois deputados Aureo Ribeiro e Expedito Netto para participar.
Além deles, os senadores Soraya Thronicke (UNIÃO-MS) e Carlos Portinho (PL-RJ) estão confirmados pela organização. Soraya, candidata a presidente nas eleições de 2022, foi autora de um projeto de lei no Senado, arquivado quando a casa aprovou o PL 4.401/2021.
Representando então a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), estarão o presidente João Pedro Nascimento e o Diretor João Accioly.
Para falar sobre o Real digital, Fábio Araújo (Coordenador do Programa Real Digital do BACEN) e Aristides Cavalcante (Coordenador do Programa LIFT Challenge) são os convidados.
Por fim, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação enviou Eliana Emediato Coordenadora-geral de Transformação Digital do MCTI, que deve falar sobre as inovações no Brasil.