Desenvolvedor do Bitcoin diz que NFTs estão aproveitando vulnerabilidade e promete exterminá-los

O uso da rede do Bitcoin para outros fins além de transações de BTC é polêmico. Por um lado, os usuários pagam mais taxas e os nodes armazenam mais tranqueira para a eternidade. Por outro, mineradores lucram mais e a rede continua segura.

Luke Dashjr, um dos mais polêmicos desenvolvedores do Bitcoin, voltou a criticar o uso da rede para transações de NFTs. Segundo seu tuíte, essas inscrições estão “explorando uma vulnerabilidade” do Bitcoin e uma correção deve sair no próximo ano.

Em outras palavras, Dashjr quer exterminar com os NFTs na rede do Bitcoin. Conforme essa é uma briga já antiga, a sessão de comentários contou com diversas discussões em relação às afirmações do desenvolvedor.

No momento desta redação, as taxas de transação do Bitcoin estão acima dos R$ 50. Ainda nesta manhã, as taxas chegaram aos R$ 100, em parte devido ao uso da rede para transações de outros ativos além do BTC.

NFTs na rede Bitcoin. Fonte: Ordinals.

Luke Dashjr afirma que Bitcoin Core passará por atualização em 2024 para banir NFTs

O uso da rede do Bitcoin para outros fins além de transações de BTC é polêmico. Por um lado, os usuários pagam mais taxas e os nodes armazenam mais tranqueira para a eternidade. Por outro, mineradores lucram mais e a rede continua segura.

De qualquer forma, Luke Dashjr acredita que os NFTs na rede Bitcoin são ataque de spam, deixando a rede mais lenta para seus usuários. Em tuíte publicado nesta terça-feira (5), o desenvolvedor do Bitcoin voltou a falar sobre o assunto.

“Comunicado de utilidade pública: Os “Inscriptions” estão explorando uma vulnerabilidade no Bitcoin Core para enviar spam à blockchain. O Bitcoin Core permite, desde 2013, que os usuários estabeleçam um limite para o tamanho dos dados extras nas transações que eles retransmitem ou extraem (`-datacarriersize`). Ao ofuscar seus dados como código de programa, as inscrições contornam esse limite.”

“Este bug foi corrigido recentemente no Bitcoin Knots v25.1. Demorou mais do que o normal porque meu fluxo de trabalho foi gravemente interrompido no final do ano passado (não houve mudanças na v24 [do Bitcoin Core])”, continuou Luke Dashjr. “O Bitcoin Core ainda está vulnerável na próxima versão v26. Só posso esperar que finalmente seja corrigido antes da v27 no próximo ano.”

Dashjr também é o criador da pool Ocean, que recentemente recebeu um investimento de Jack Dorsey. Em seus dois primeiros blocos minerados nos últimos dias, a Ocean censurou transações que não eram de BTC. Ao abdicar transações que pagam taxas mais altas, deixaram de ganhar dinheiro, fato que pode espantar outros mineradores.

Os próprios tuítes de Luke Dashjr, reclamando contra os NFTs, já foram transformados em NFTs.

Comunidade responde a desenvolvedor do Bitcoin

Já nos comentários, diversos defensores do uso do Bitcoin para qualquer fim mostraram-se contra a opinião de Luke Dashjr. Como destaque, um deles notou que se meros NFTs estão causando dor de cabeça, então ele tem um problema maior.

“Se a rede do Bitcoin não consegue suportar um spam insignificante de “inscrições”, como podemos nos sentir seguros contra um ataque nacional à sua rede?”, questionou um seguidor. “Vocês se autodenominam promotores de BTC, mas gastam seu tempo com esses exemplos idiotas. Bitcoin é para todos, você está dispensado.”

“É assim que resistimos”, respondeu Dashjr.

“Então, se esse “bug/vulnerabilidade” for corrigido, isso significa que os Ordinals e tokens brc-20 deixariam de existir?”, questionou outro. “Estou confuso, alguém, por favor, explique as implicações para mim como se eu tivesse 5 anos.”

“Correto”, respondeu o desenvolvedor do Bitcoin, sendo claro o bastante.

“Quer seja adicionado ao Bitcoin Core v27 ou não (dica: não será), as inscrições nunca irão parar. As pessoas pagarão por eles e os mineiros irão explorá-los”, escreveu outro usuário que acredita que não haverá mudanças. “Enquanto o mercado tiver demanda, não há nada que você possa fazer para impedi-lo. Você economizará anos de frustração e felicidade ao aceitar esta realidade.”

Tratando-se de um assunto complexo, é difícil acreditar que a comunidade chegue a um consenso no curto prazo. Sendo assim, ao contrário dos desejos de Dashjr, é provável que não vejamos mudanças no Bitcoin no próximo ano.

💰 $100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias