Notícias

Desenvolvedores retiram versão mais recente do Bitcoin do ar após divulgação de bug que apaga carteiras

Share

Desenvolvedores do Bitcoin publicaram nesta segunda-feira (5) um aviso sobre um grande bug nas versões 30.0 e 30.1 do Bitcoin Core. Embora raro, o bug apaga carteiras durante a migração das mesmas.

Em outras palavras, isso pode fazer um investidor perder todo o seu saldo caso não tenha um segundo backup de sua carteira.

Como precaução, os desenvolvedores retiraram o acesso ao download das versões 30.0 e 30.1 do site oficial, prometendo lançar uma nova versão (30.2) com urgência.

Bitcoin Core v30 volta a gerar polêmica com bug que apaga carteiras

O lançamento do Bitcoin Core v30 foi um dos mais polêmicos da história do Bitcoin. Isso porque ele aumentou o limite do OP_RETURN de 83 para 100 mil bytes, bem como passou a permitir múltiplas saídas do tipo, facilitando a inserção de dados arbitrários on-chain.

Já nesta segunda-feira (5), a versão voltou aos holofotes após os desenvolvedores publicarem uma nota revelando uma grande falha onde o software apaga carteiras dos usuários.

“Falha na migração de carteiras pode apagar arquivos de outras carteiras no Bitcoin Core 30.0 e 30.1”

“Tomamos conhecimento de um bug de migração de carteiras introduzido no Bitcoin Core 30.0 e 30.1”, escreveram os desenvolvedores. “Em circunstâncias raras, quando a migração de um arquivo wallet.dat falha, todos os arquivos no diretório da carteira podem ser apagados durante o processo, podendo resultar em perda de fundos.”

Na sequência, eles afirmam que removeram os binários das versões afetadas do site do Bitcoin Core por “excesso de cautela”.

Download do Bitcoin Core v30.0 e v30.1 está indisponível a partir do site oficial.

Dando mais detalhes sobre o incidente, os desenvolvedores afirmam que “o problema exige a presença de um arquivo wallet.dat padrão (sem nome), que não é criado desde a versão 0.21 (lançada há 5 anos) e que falhe ao ser carregado”.

O bug aconteceria quando o pruning — usado para apagar dados mais antigos — está ativado, está ativado e a carteira é fechada enquanto o pruning ocorre.

“Neste momento, pedimos que os usuários não tentem realizar migrações de carteiras usando a GUI ou RPC até que a versão 30.2 seja lançada. Todos os demais usuários, incluindo aqueles que já utilizam carteiras existentes, não são afetados e podem continuar usando as instalações atuais.”

Dados do site Coin Dance apontam que o Bitcoin Core v30 já é a versão mais usada atualmente, com cerca de 4.000 nodes ou 16,2% de todos nodes públicos.

A v30 está disponível desde outubro de 2025. No entanto, até o momento não há relatos de perdas por investidores.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com
Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK