Diarista financia imóvel usando NFT como garantia

Enquanto a popularidade dos NFTs continua aumentando, muitos tentam encontrar casos de uso para essa tecnologia para justificar o interesse e o preço desses tokens no mercado. Uma diarista de Porto Alegre achou um excelente uso para seus NFTs: Ela conseguiu usar um Token Não Fungível para financiar a compra de um apartamento. 

De acordo com informações do G1, Docelina Severo, diarista de 49 anos de idade conseguiu realizar o sonho da casa própria de forma bem interessante, usando um novo tipo de financiamento: Um crédito que usa propriedade digital como garantia.

Docelina estava tendo problemas com o sistema bancário tradicional na hora de financiar um imóvel. Isso porque ela é diarista e, apesar de ter uma renda de cerca de R$ 3 mil por mês, não é uma renda que ela conseguia comprovar para ser aprovada para um financiamento, como ela comentou ao Tribuna Hoje.

“Trabalhando como diarista, eu acabo não tendo os meios tradicionais para comprovação de renda, como, por exemplo, contracheque. Sempre encontrei barreiras para acessar financiamento em bancos, ainda mais por não ter nenhum valor guardado que pudesse ser dado como garantia.”, explicou docelina.

A inovação permitiu a aquisição, que cria um arranjo jurídico-tecnológico para associar um token NFT, registrado na Blockchain, à matrícula de qualquer imóvel, que uma vez digitalizado, fica vinculado ao token, que passa a representá-lo.

A solução, de acordo com as informações, permite que seja digitalizado a matrícula de qualquer imóvel, que uma vez na blockchain e vinculado a um token, passa a representá-lo de forma imutável.

“A solução permitiu o financiamento da minha casa. Isso tem um valor imensurável para mim e meus filhos.”, acrescentouDocelina.

Com isso, foi possível que ela realizasse o financiamento dando o NFT como garantia, que tradicionalmente é feito através de um imóvel.

Esse é um interessante caso de uso para os NFTs, principalmente porque mostra uma possível democratização e facilitação do sistema financeiro para quem realmente precisa, mostrando que a tecnologia pode ir além de simplesmente servir como ostentação para quem tem muito dinheiro sobrando.

“O processo vai permitir que pessoas que geralmente não possuem acesso ao crédito consigam comprar seus imóveis em propriedade digital. Ao mesmo tempo, quem empresta, terá a oportunidade de fazer isso de forma muito mais ágil e com a mesma segurança de antes quanto à garantia. Tudo isso com taxas e custos de transação muito menores, inclusive, com o tempo da transação ocorrendo em questão de horas em vez de semanas”, destacou o executivo da netspaces, Jonathan Doering Darcie em entrevista

Ainda é algo bem de nicho, mas já é o suficiente para mostrar o poder que a blockchain pode ter em melhorar o acesso à soberania financeira pessoal no dia a dia de cada um.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias