E se El Salvador tivesse comprado ouro, ao invés de Bitcoin? presidente responde

País está perdendo dinheiro com reservas em ouro.

Bandeira de El Salvador ao fundo do Bitcoin e ouro
Bandeira de El Salvador ao fundo do Bitcoin e ouro

O ouro mantido como reserva de valor em El Salvador está desvalorizando, disse o presidente do país que adotou o Bitcoin como moeda.

Na última segunda-feira (6), a Lei Bitcoin de El Salvador completou os primeiros 90 dias, com a moeda digital valorizando 32% desde o primeiro dia. Este fato chamou atenção até do economista brasileiro Samy Dana, que está observando esse cenário, mesmo sendo cético da moeda.

Vale lembrar que no consolidado de 2021, o Bitcoin ainda registra uma grande alta, mesmo com a queda nos últimos dias abalando este mercado. No último ano, quem apostou no ouro teve baixa volatilidade em seu patrimônio, mas o retorno não veio.

“Ouro de El Salvador está desvalorizando”

O presidente Nayib Bukele anunciou nos últimos dias que estava comprando mais Bitcoin para a reserva de valor do seu país. Como a moeda digital é de curso legal, esse instrumento pode ser realizado facilmente.

Contudo, ao anunciar a compra de Bitcoin, o presidente foi duramente criticado por Peter Schiff, lendário defensor do ouro e reconhecido como um dos que previu a crise em 2008. Segundo Peter, Bukele está comprando Bitcoin com o dinheiro pago de impostos pela população, especulando com uma moeda que não seria segura em sua visão.

Além disso, Schiff falou que Nayib comprar mais Bitcoin a cada queda no mercado é uma estratégia perigosa, visto que a moeda digital pode cair muito mais. Peter Schiff é um dos maiores críticos do Bitcoin, apesar de confiar no ouro e ser contrário às políticas monetárias de bancos centrais pelo mundo.

Ao ver a crítica de Peter, Nayib reagiu contra o investidor de ouro, lembrando a ele que o país já lucrou desde a última compra de Bitcoin no mercado. Segundo o presidente de El Salvador, contudo, o ouro de reserva do país está desvalorizando 0,37% em relação ao ano anterior.

Bukele sugeriu que se tivesse vendido todas as 44.106 onças de ouro que mantém e comprado Bitcoin, o patrimônio teria registrado um grande ganho de valor no último ano.

“Já estamos no verde desde nossa última compra, em menos de 24 horas. Você sabe, boomer, temos 44.106 onças de ouro em nossas reservas. Vale $ 79 milhões, queda de 0,37% em relação ao ano anterior. Se o tivéssemos vendido há um ano e comprado Bitcoin, ele estaria agora avaliado em $ 204 milhões.”

O ouro em 2021 realmente não tem um comportamento nada bom para quem acreditou neste como reserva de valor, mesmo estando o mundo passando por uma crise na economia.

Segundo dados da Skew, extraídos pelo Livecoins nesta terça-feira (7), enquanto o Bitcoin valoriza 79% em 2021, o ouro cai 5,97% em comparação com o Dólar.

Preços de ativos como Bitcoin, Ouro, Petróleo, Ethereum e outros em 2021
Preços de ativos como Bitcoin, Ouro, Petróleo, Ethereum e outros em 2021 /Crédito: Skew

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias