O mundo teve uma reviravolta quando Edward Snowden entregou dados sigilosos dos EUA para outros países. Até a presidenta Dilma se mostrou em choque ao saber que era espionada pela NSA, agência de espionagem cibernética dos EUA. Agora, Edward Snowden vai vender polêmico livro de sua biografia, aceitando Bitcoin pelo mesmo.
De fato, o livro já chegou nas prateleiras das lojas e tem sido sucesso de vendas após o lançamento. O motivo: nesta terça (17) o Departamento de Justiça dos EUA teria censurado o livro. Entretanto, a procura pelo mesmo passou a ser maior após o caso, que repercutiu de forma totalmente contrária aos desejos dos EUA.
Edward Snowden lançou polêmico livro de sua biografia, e vai aceitar Bitcoin como pagamento
Fato é que desde que foram vazados os arquivos por Snowden, este nunca mais teve uma vida normal. Se voltar aos EUA, Snowden poderá ter um julgamento severo, principalmente por ter várias acusações sobre ele. Atualmente o analista estaria refugiado em território russo, país que ofereceu asilo a este.
Apesar de continuar realizando aparições públicas, Snowden resolveu lançar uma obra literária. Sua biografia, chamada de Permanent Record (Registro Permanente), foi lançada no dia 17 de setembro de 2019.
O lançamento não durou muito tempo para chegar ao Departamento de Justiça dos EUA, conhecido como DOJ. De acordo com o jornalista Gleen Greenwald, famoso nos casos da “VAZA-JATO” no Brasil, Snowden teria sido censurado pelo DOJ. O livro de Snowden teria então entrado para a lista dos 10 mais vendidos na Amazon no dia.
Com polêmica com DOJ, BTC passou a ser uma opção contra a censura
Após a polêmica censura realizada pelo DOJ, alguns entusiastas do Bitcoin passaram a pedir que Snowden vendesse seu livro em troca de Bitcoin. Um dos primeiros a chegar na área foi o CEO da Shapeshift, Erik Voorhees. Erik teria questionado Snowden se haveria alguma forma de comprar seu livro com Bitcoin.
Outro entusiasta que correu para alertar Snowden da realidade do Bitcoin foi Jameson Lopp. Para Lopp, Snowden poderia utilizar algumas ferramentas já criadas pela comunidade para o comércio de sua biografia.
Após algumas horas desde o início do clamor pelo aceite de Snowden, a comunidade cripto colheu os frutos. Snowden teria tuitado que “em conclusão, isso é bom para o Bitcoin”.
in conclusion this is good for bitcoin
— Edward Snowden (@Snowden) September 17, 2019
Finalmente, ao que tudo indica Snowden vai disponibilizar seu novo livro em troca de Bitcoin em breve. A comunidade de criptomoedas mostrou força no convencimento do analista foragido, que viu no Bitcoin uma chance de escapar da censura dos EUA.