Atualização do Ethereum não vai resolver problema de taxas altas, diz Coinmetrics

Para a Coinmetrics, a Proposta de Melhoria EIP-1559, projetada para alterar o mecanismo das taxas do gás Ethereum, provavelmente não resolverá o problema do alto custo do gás porque ele vai apenas tornar o custo mais previsível.

Siga no
Ethereum
Ethereum

O debate sobre o problema das altas taxas da rede Ethereum continua, com muitos esperando a atualização EIP-1559 como uma solução potencial para reduzir o preço das transações. Mas a Coinmetrics revelou em um relatório recente que não é bem assim.

De acordo com a empresa, as taxas médias de gás na plataforma Ethereum estão acima de US $ 10. Durante a maior parte de 2021, a taxa de transação média da rede foi de US $ 5,70.

Essas taxas representam 50% da receita dos mineradores de Ethereum, mas a estrutura de taxas deve ser alterada com a atualização EIP-1559 em julho, trazendo uma configuração automática de taxas e mecanismo de queima de tokens.

Mas será que esta atualização tornará as taxas de transação da Ethereum significativamente mais baratas? A resposta curta é não, de acordo com a Coinmetrics.

Taxa média rede ethereum. Imagem: Coinmetrics
Taxa média rede ethereum. Imagem: Coinmetrics

EIP-1559 não vai resolver o problema

Apesar de os desenvolvedores afirmarem que a proposta EIP-1559 vai resolver a situação das taxas altas, a CoinMetrics aponta que a atualização pode não ser capaz de corrigir o problema.

Ethereum atualmente é a principal plataforma a hospedar a moda de DeFi e NFTs. Além disso, uma parte significativa de stablecoins também usa a rede. A pesquisa da CoinMetrics enfatizou que em 2017 a mania das ICOs foi o suficiente para fazer os preços das transações dobrarem, e o volume era muito menor.

No momento da redação deste artigo, mais de 176 mil transações estão pendentes na rede Ethereum, esse número já chegou a ultrapassar 180 mil na semana passada.

Os analistas da CoinMetrics apontaram que com a EIP-1559, a rede Ethereum pode ver algumas melhorias, mas as taxas de transação podem permanecer as mesmas, e a rede tende a ficar ainda mais congestionada.

“Os mineradores priorizam naturalmente as transações com os preços de gás mais altos, uma vez que lhes renderão mais dinheiro se essas transações forem incluídas. Se o Ethereum só pode processar algumas centenas de transações (em média) por bloco, as taxas continuarão a ser altas enquanto o uso dos DApps continuam aumentando. Os preços do gás continuarão altos enquanto houver alta competição por espaço nos blocos.”

Para a Coinmetrics, a Proposta de Melhoria EIP-1559, projetada para alterar o mecanismo das taxas do gás Ethereum, provavelmente não resolverá o problema do alto custo do gás porque ele vai apenas tornar o custo mais previsível.

Blocos cheios

Outro motivo para as atuais taxas altas é que os blocos estão sempre cheios. Mais de 90% dos blocos ficaram cheios desde meados de 2020. Desde março deste ano os blocos estão quase 98% cheios.

Blocos Ethereum cheios
Blocos Ethereum cheios

“Altas taxas de transação são fundamentalmente um problema de escalabilidade. Se o Ethereum puder processar apenas algumas centenas de transações (em média) por bloco, as taxas continuarão a ser altas enquanto o uso dapps continuar aumentando. Os preços do gás continuarão altos enquanto houver alta competição por espaço em blocos.”

Ou seja, conforme dados da Coinmetrics, as taxas mais baixas não serão priorizadas na rede, e os mineradores vão preferir minerar primeiro aquelas que possuem uma recompensa maior.

Além disso, os blocos tendem a ficar cheios de transações com taxas baixas, assim, a rede pode ficar congestionada, o que pode forçar os investidores a pagar mais caro para que suas transações sejam liberadas rápido.

Mas isso pode aumentar a fila de transações pendentes. Para a Coinmertics, a única solução de escalonamento eficaz é a verdadeira correção de longo prazo, que deve acontecer na atualização para a versão Ethereum 2.0, prevista para o final do ano.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Ethereum será atualizado em 14 de abril, Bitcoin vai comer poeira?

Está previsto para a próxima quarta-feira (14 de abril) a mais nova atualização da plataforma Ethereum. Chamada de Berlin, o update da rede foi...
Ethereum no pano

Ethereum ultrapassa Netflix, Coca-Cola e L’Oreal em valor de mercado

Na manhã deste sábado (10), o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado, estabeleceu um novo recorde de preço,...
Bandeira da Rússia amassada

Banco central russo deve lançar moeda digital em 2023

Funcionários do Banco Central da Rússia revelaram que estão trabalhando no desenvolvimento do Rublo digital, a moeda digital do país que deve ser lançada...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias