O governo de El Salvador está planejando expandir sua relação financeira com os EUA. Segundo Milena Mayorga, embaixadora salvadorenha, seu país abrirá uma “Embaixada do Bitcoin” no estado de Texas.
Na conversa com Joe Esparza, governador do Texas, Mayorga afirma que questões econômicas e de intercâmbio comercial foram discutidas. Ao que tudo indica, as duas partes ficaram contentes com a parceria.
Esta seria a segunda “Embaixada do Bitcoin” de El Salvador. A primeira foi inaugurada em outubro de 2022 em Lugano, na Suíça, cidade que também está centrada no uso de Bitcoin e outras criptomoedas.
El Salvador levando o Bitcoin para o mundo
Embora o Fundo Monetário Internacional (FMI) continue pressionando El Salvador para abandonar o Bitcoin, o pequeno país mostra sinais de resistência.
Através de suas redes sociais, Milena Mayorga, embaixadora de El Salvador, mostrou que está fazendo o oposto do pedido do FMI. Ou seja, seu país não apenas não abandonará o Bitcoin como também quer levá-lo para outros lugares além de suas terras.
Em conversa com o governador do estado do Texas, a embaixadora afirmou que El Salvador estará abrindo sua segunda Embaixada do Bitcoin, agora em solo americano.
“O estado do Texas, nosso novo aliado”, escreveu Milena Mayorga, embaixadora salvadorenha. “Em minha reunião com o secretário adjunto do governo do Texas, Joe Esparza, discutimos a abertura da segunda Embaixada do Bitcoin e a expansão dos projetos de intercâmbio comercial e econômico.”
El estado de Texas, nuestro nuevo aliado.
En mi encuentro con el Secretario Adjunto del Gobierno de Texas, Joe Esparza @TXsecofstate, abordamos la apertura de la segunda Embajada #Bitcoin y de ampliar los proyectos de intercambios comerciales y económicos. 🇺🇸🤝🇸🇻 pic.twitter.com/NcmOjeadl6
— Milena Mayorga (@MilenaMayorga) February 14, 2023
Na sequência, a embaixadora notou que seu país e o estado do Texas tiveram uma relação comercial que envolveu mais de US$ 1,24 bilhões em 2022. Portanto, podemos esperar que o Bitcoin tenha um papel aqui no futuro, ainda que apenas com uma fração deste total.
Texas também vê adoção crescente do Bitcoin
Conhecida por abrigar grandes mineradoras, o estado do Texas é conhecida por sua “amizade” com o Bitcoin. Além de uma pequena cidade ter adotado o BTC, uma universidade texana também começou a dar aulas sobre o tema.
Portanto, a escolha realizada por El Salvador para abrir sua segunda Embaixada do Bitcoin parece ter sido apropriada.
Por fim, um dos mais antigos defensores do Bitcoin também aparece em duas das imagens acima postadas pela embaixadora de El Salvador, incluindo na reunião com o governador Esparza. Através de seu Twitter, Max Keiser chamou a cidade de Austin, capital do Texas, de “Cidade do Bitcoin”, pedindo que uma companhia aérea libere uma rota direta entre os dois locais.
“Precisamos de um voo direto entre El Salvador e Austin, Texas. American Air, por favor!” escreveu Keiser. “A economia de El Salvador está BOMBANDO! E a nova embaixada significa um grande aumento de tráfego entre o Condado do Bitcoin e a Cidade do Bitcoin, Austin!”
We need a direct flight between #ElSalvador and Austin, TX@AmericanAir please!!!
The 🇸🇻 economy is BOOMING! and the new embassy means a huge traffic increase between #Bitcoin County 🇸🇻 & 🇺🇸 Bitcoin City, Austin!! https://t.co/gM0Hc185yP
— Max Keiser – Sr. BTC Adv. to Pres. Bukele 🇸🇻 (@maxkeiser) February 14, 2023