El Salvador quer Bitcoin como moeda de uso comum e reserva de valor

País poderia ser o primeiro a colocar moeda digital em sua reserva. Plano é incluir pessoas na economia, com um alto número de desbancarizados no local.

Siga no
Lupa em El Salvador
Lupa em El Salvador

De acordo com o presidente de El Salvador, o território quer aderir ao Bitcoin completamente, enviando ao congresso, na próxima semana, um projeto de lei.

A informação foi divulgada por Jack Mallers, fundador da Strike, durante o evento Bitcoin 2021, que ocorre em Miami, nos Estados Unidos. Antes de sua apresentação, Jack havia feito mistério, ao informar que esse é um pequeno passo para a história do Bitcoin, mas grande na história da humanidade.

“Hoje, o mundo muda para melhor. Hoje, a humanidade dá um salto em frente ao incutir liberdade humana, inclusão financeira e muito mais. Vou deixar assim por enquanto. Vejo você em breve. #Bitcoin”

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, também participou do evento através de vídeo conferência, confirmando a história.

Presidente de El Salvador fala sobre Bitcoin em evento
Presidente de El Salvador fala sobre Bitcoin em evento/Bitcoin 2021

Bitcoin como moeda para países é tema de palestra no evento Bitcoin 2021, que acabou sendo uma revelação sobre as políticas de El Salvador

Conhecido na comunidade Bitcoin, Jack Mallers tem feito vários esforços para mostrar a moeda digital no mundo. Na última semana, por exemplo, ele ajudou a patrocinar o Carro Bitcoin, que disputou as 500 milhas de Indianápolis pela primeira vez.

Mas ao participar do evento Bitcoin 2021, Jack falou sobre o uso da moeda em países. Segundo ele, a inflação tem sido descontrolada, afetando o poder de compra das pessoas.

Um dos exemplos citados por ele foi o da compra de uma casa, que com a inflação atual, é impossível ser feita por um trabalhador médio comum.

“Eu quero ter uma família algum dia. Eu quero que essa família tenha uma casa que eu possua, que seja minha propriedade … A menos que eu esteja recebendo um aumento de 10%, a cada ano, não estou tendo a chance de ter uma casa.”

Para o especialista, como o Bitcoin tem a sua inflação conhecida, ele pode ser uma solução para que as pessoas utilizem um sistema justo. Dessa forma, Jack foi morar em El Salvador, por três meses, onde conheceu a realidade local.

No país, não existe uma moeda emitida pela autoridade, ou seja, o Dólar acaba sendo a moeda de uso comum. Além disso, o dinheiro em espécie é uma realidade local, que é de pelo menos 70% da população desbancarizada.

Com a Strike, Jack começou a cadastrar a população e ensinar o uso do Bitcoin, principalmente com a Lightning Network. Ao ver o movimento, o presidente de El Salvador pediu que Mallers escrevesse um plano, para que o país aceite Bitcoin como moeda corrente, além de comprar uma quantidade para reserva de valor.

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, apareceu em um vídeo, afirmando que na próxima semana enviará ao Congresso uma carta, pedindo o uso do Bitcoin como moeda de curso legal.

Primeiro país a fazer movimento pró-Bitcoin sem moeda local

Caso tudo ocorra como anunciado, El Salvador será o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda de uso comum. Como lá não há a emissão de moedas nacionais, essa pode ser uma divisa importante para a população entrar no sistema financeiro da chamada economia digital.

No país, uma cidade já adota o Bitcoin como moeda oficial, salvando a economia local e sendo considerada uma moeda importante para a população.

Desse modo, El Salvador será o primeiro país da América Central a legitimar o Bitcoin, sendo um movimento promissor para a região.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Robert Kiyosaki Imagem: Instagram

“Compre Bitcoin e Ethereum antes do maior crash da história”, alerta autor de “Pai...

Robert Kiyosaki, o autor do livro de finanças pessoais "Pai rico, Pai Pobre", insiste que as pessoas se protejam da maior crise do mundo,...
Elon Musk alerta sobre criptomoedas. Imagem: TMZ

Elon Musk pede agilidade para que Dogecoin faça melhorias

Após passar um tempo afastado das criptomoedas, esta semana Elon Musk voltou a se mostrar mais ativo no Twitter. Após a AMC divulgar estar...
Itajaí Moeda digital de recompensa

Itajaí vai dar moeda digital para quem contribuir com meio ambiente

O município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, vai dar uma moeda digital para a população que contribuir com o meio ambiente. A novidade...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias