El Salvador tem nova onda de protestos contra o Bitcoin

O começo da prática da lei do Bitcoin não foi o que o governo esperava, com diferentes problemas afetando a moeda e outras operações.

Siga no

Na última terça-feira, 7, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a ter o Bitcoin como uma moeda oficial. Enquanto isso está sendo comemorado por muitos membros do mercado de criptomoedas, uma parte da população de El Salvador foi às ruas protestar contra a criptomoeda, com muitos preocupados com o uso do Bitcoin para favorecer o que alguns dizem ser uma ditadura criada pelo presidente do país, Nayib Bukele.

De acordo com o site InfoBae, no mesmo dia que a lei entrou em vigor o presidente “sofreu” com os maiores protestos contra o governo.

O site aponta que os moradores do país estão preocupados com o uso do Bitcoin por parte do governo, que possui uma grande dívida pública, além das preocupações em relação a democracia no país que muitos vêm como ameaçada com o autoritarismo de Bukele.

Bukele, que começou sua carreira política em um partido de esquerda, antes de mudar para um de direita por questão de popularidade, é considerado uma figura controversa, tendo alterado a constituição do país para dar mais poderes à sua administração.

Pesquisas recentes indicaram que mais de 60% da população de El Salvador não apoia o Bitcoin como moeda oficial do país, com algumas indicando um número de 72% de rejeição. 

Com a desconfiança dos salvadorenhos e a lei de Bitcoin exigindo que a moeda seja aceita em lojas e comerciantes, muitos estão protestando e suspeitando das intenções do governo com o uso da criptomoeda.

Relato de problemas com a carteira Chivo e começo complicado

Placas contra Bukele carregadas durante os protestos. Fonte: REUTERS/Jose Cabezas

O começo da prática da lei do Bitcoin não foi o que o governo esperava, com diferentes problemas afetando a moeda e outras operações.

O site informou que lojas virtuais não permitiram o download da carteira Chivo, a carteira oficial do governo para Bitcoin e que foi desenvolvida por 205 milhões de dólares do dinheiro público, segundo o InfoBae, a Secretária da Fazenda confirmou que parte desse dinheiro foi retirado do orçamento da saúde e educação.

As informações apontam que o aplicativo teve que ser temporariamente desconectado devido a problemas e falhas em seu servidor, além de já relatados problemas de privacidade. Quando os servidores estavam funcionando, usuários relataram diferentes problemas e diferentes na plataforma.

No entanto, de acordo com recentes tweets de Bukele a carteira passou por atualizações e atualmente voltou a funcionar sem nenhum problema e que bugs encontrados podem ser relatados para futuras atualizações.

Apesar dos números indicarem uma maioria contra a lei do Bitcoin e vários protestos durante o último dia 7, Bukele tem uma forte base aliada que o defende nas redes sociais, sem contar o apoio de bitcoiners em todo o mundo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Entenda o que é Smart Contract, a tecnologia que veio pra ficar!

Os produtos e serviços tradicionais estão sofrendo fortes mudanças decorrentes da transformação digital, criando instrumentos inteligentes para as empresas e nosso cotidiano. Carros autônomos, robôs...
Pedro Cerize, gestor de fundos brasileiro e sócio da Skopos

Gestor de fundos brasileiro critica CFA por incluir criptoativos em prova

Um famoso gestor de fundos brasileiro criticou a instituição responsável pela certificação Chartered Financial Analyst (CFA) por incluir criptoativos na prova. Como uma prova...
Símbolo do Bitcoin próximo do McDonalds

Queda do Bitcoin faz presidente de El Salvador postar foto como funcionário do McDonald’s,...

A queda do Bitcoin nos últimos dias afetou duramente o mercado, levando o presidente de El Salvador a postar uma foto usando "uniforme" do...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias