Eleição municipal nos EUA permitirá doações em criptomoedas

Se você é um candidato e receber uma criptomoeda, tratamento é o mesmo que receber uma moeda estrangeira.

Siga no
Bitcoin brilhando próximo de notas de Dólar americano
Bitcoin brilhando próximo de notas de Dólar americano

Uma eleição municipal nos Estados Unidos chamou a atenção ao permitir que os candidatos recebam criptomoedas como doação.

Isso porque, em alguns países a prática é proibida pelas regras das eleições locais. Mas nos EUA, maior potência em economia, esse assunto não parece ser um problema.

Com uma população estimada em cerca de 100 mil pessoas, a cidade de Boulder no Colorado pode mostrar um movimento importante para que os políticos mundiais possam trabalhar com as criptomoedas.

Vale notar que no Brasil não é permitido doações com criptomoedas para disputas eleitorais.

Eleição municipal nos Estados Unidos permite que criptomoedas sejam utilizadas como doação, assim como moedas estrangeiras

No dia 2 de novembro de 2021, a cidade de Boulder irá escolher seus representantes municipais, que irão legislar pelos próximos quatro anos no local.

Com isso, um manual de regras aos candidatos já foi disponibilizado ao público, apresentando os detalhes sobre o que é ou não permitido ser feito nesta disputa.

E no “Capítulo 2: Financiamento de campanha, requisitos de divulgação e relatórios“, ficou definido que as criptomoedas até podem ser utilizadas como doação na próxima eleição municipal nos Estados Unidos.

Dessa forma, as criptomoedas foram consideradas “Contribuição em espécie”, que é aquela doação feita em algum dinheiro ou presente que não seja a moeda dos Estados Unidos, o Dólar.

“As contribuições em moeda estrangeira ou criptomoeda são contribuições em espécie”.

Ao receber uma doação com a tecnologia, o candidato deve declarar sua posse com um valor justo de mercado. De qualquer forma, nos EUA a doação em criptomoedas para candidatos é uma prática permitida.

Vale lembrar que nas últimas eleições para presidente, um dos candidatos aceitou Bitcoin nos Estados Unidos.

No Brasil a prática é proibida pelo TSE

Vale lembrar que o Bitcoin é uma moeda que não é regulada nos Estados Unidos, assim como no Brasil.

Mesmo assim, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe desde 2019 que os candidatos brasileiros recebam doações em criptomoedas.

Apesar dessa proibição, os candidatos podem declarar em seu patrimônio que possuem Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda. Nas eleições municipais de 2020, por exemplo, um candidato chegou a utilizar até o Bitcoin como seu nome de campanha.

Apesar de não permitir as doações de criptomoedas para candidatos, o TSE segue acompanhando a tecnologia blockchain para que essa possa talvez ajudar a tornar o processo das eleições mais transparente, assunto que voltou a tona nos últimos meses.

Em 2022, o Brasil terá eleições para o legislativo federal e estadual, além de cargos executivos, mas tudo indica que a postura do TSE seja a mesma, visto que a proposta de regulação do Bitcoin em trâmite na Câmara dos Deputados não disciplina este assunto.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin rompe alta histórica e é negociado acima dos 65 mil dólares

Com um mercado otimista em relação a questões regulatórias, o preço do Bitcoin rompeu a sua máxima histórica de 64.895 dólares registrada em abril...

Criptomoeda “promissora e fora do radar” desaparece com R$3 milhões dos investidores

Golpes envolvendo arrecadação de dinheiro e então um abandono do projeto são bem comuns, mas a CryptoEats foi além. A falsa empresa usou influenciadores...

FCA faz alerta para “jovens” que investem em criptomoedas

Segundo relatório publicado pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido, a maior parte dos jovens faz investimentos arriscados por conta da competição...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias