2021 foi um ano marco por muitas mudanças no criptomercado, uma delas foi o grande impacto que Elon Musk provou ter em certas criptomoedas, mais especificamente na Dogecoin, mas será que o Dogefather continua um nome importante dentro do ecossistema da moeda meme? O poder de Musk pode estar diminuindo quando o assunto é jogar o preço da Dogecoin para cima.
Tudo começou com um tweet (claro) de Musk respondendo a uma pesquisa realizada pela CoinDesk, afirmando que as taxas altas do Ethereum estavam tornando o DeFi inacessível para os pequenos investidores.
Elon Musk respondeu apenas com “Dooooge”, indicando que o Dogecoin poderia ser uma solução para esse problema.
Dooooge
— Elon Musk (@elonmusk) December 2, 2021
Claro, Dogecoin não seria uma solução para esse tipo de problema, afinal, nem é possível criar contratos inteligentes na blockchain do cachorrinho. Mas Musk viu a oportunidade para, mais uma vez, hypar a sua criptomoeda favorita e manipular o mercado, por isso o comentário, mas talvez o resultado não tenha sido o esperado.
A movimentação de preço da Dogecoin depois dos comentários de Musk foi bem apática, com uma alta de 6,8% em cerca de algumas horas da madrugada, mas depois corrigindo rapidamente, colocando os ganhos do dia em 3.5%.
Isso não é algo que deve ser ignorado, com certeza e mostra que o CEO da Tesla ainda tem influência o suficiente para gerar uma pressão de compra nos mercados da famosa altcoin. No entanto, é algo bem diferente do que alguns poderiam esperar depois das muitas campanhas de sucesso do empresário em seu Twitter, que fizeram o Dogecoin chegar ao top 10 das maiores moedas do mundo por capitalização de mercado.
Em ocasiões passadas, tweets de Musk desse tipo poderia levar a altas de 10% ou mais e animar consideravelmente os investidores. Pode ser que os fãs do Dogecoin simplesmente cansaram desse tipo de tweet uma vez por semana, o que também indica um certo amadurecimento do mercado, mas é preciso aguardar para saber se isso é uma realidade.