Empresa do “Faraó dos bitcoins” suspende atividades

Comunicado foi feito aos clientes nesta terça-feira (5).

Siga no
Glaidson Acácio dos Santos lendo celular em pronunciamento
Glaidson Acácio dos Santos lendo celular em pronunciamento/Reprodução

As últimas notícias sobre a Gas Consultoria Bitcoin surpreenderam os clientes nesta terça-feira (5), que receberam um comunicado de que a empresa suspendeu suas atividades, sem informar por quanto tempo. O motivo, segundo o documento, seria que a Justiça acatou uma determinação do Ministério Público Federal.

Na nota, a defesa da empresa ainda disse que o MPF enfim ofereceu denúncia contra os investigados, o que permitirá agora que os advogados se manifestem para “contrapor a visão equivocada que permeou a investigação até o presente momento”.

Vale notar que 22 pessoas foram indiciadas na última semana, por vários crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, entre outros mais. Atuando com sede em Cabo Frio, a Gas Consultoria prometia rendimentos fixos de 10% ao mês, com a imagem do Bitcoin, atividade que é típica de pirâmides financeiras.

Vários clientes já procuraram a justiça, como lembrou o advogado Artêmio Picanço, que nas últimas semanas conseguiu bloquear mais de meio milhão de reais das contas da empresa em apenas 4 horas.

Segundo ele, a nota da Gas Consultoria publicada nesta terça indica que a empresa chegou definitivamente ao fim e será muito difícil voltar a funcionar como era antes.

O que diz a nota pública da GAS Consultoria Bitcoin que suspende as atividades para clientes? Leia na íntegra

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra investigados na Operação Kryptos. A notícia é vista pela G.A.S. Consultoria como um fato positivo, pois encerra a fase em que apenas um dos lados se manifestava.

Passados 40 dias de uma investigação que adotou as medidas mais drásticas existentes na nossa legislação, sem que fosse concedida à G.A.S. Consultoria a oportunidade concreta de se defender, finalmente o Ministério Público apresentou acusação formal. Somente a partir de agora, portanto, os denunciados poderão endereçar ao Poder Judiciário os indispensáveis esclarecimentos a respeito do funcionamento da empresa, contrapondo a visão equivocada que permeou a investigação até o presente momento.

Mas, afinal, do que Glaidson e os demais investigados estão sendo acusados formalmente?

Importante esclarecer que denúncia oferecida pelo MPF não imputa a nenhum dos acusados lesão financeira a qualquer pessoa. Não existe sequer acusação da prática de pirâmide financeira. Na realidade, segundo a denúncia, a atuação da G.A.S., ao propiciar ganhos financeiros aos seus clientes, exigiria prévia licença das autoridades reguladoras do sistema financeiro, muito embora nunca tenha sido sequer notificada, no âmbito administrativo, para se adequar a tais regramentos.

A investigação, conduzida de maneira drástica, inviabilizou, inclusive, que eventuais adequações pudessem ser implementadas, optando-se pela criminalização da atividade e encarceramentos em detrimento da resolução do problema que se alega existir, o que, lamentavelmente, vem causando danos muito sérios às pessoas que, até então, vinham sendo remuneradas, conforme previsto, regularmente.

Por fim, a G.A.S. informa que o juízo da 3ª Vara Federal Criminal, ao receber a denúncia, acolheu o pedido formulado pelo MPF no sentido de suspender suas atividades, de modo que o prosseguimento das operações representaria descumprimento de ordem judicial.

A G.A.S. informa que possui sólidos argumentos jurídicos para refutar as acusações formuladas, aptos a evidenciar a absoluta licitude e regularidade de suas atividades, a inexistência de lesão a quem quer que seja, esperando-se que, ao final, esclarecidos os fatos, a Justiça, embora tardia, não venha a falhar.

Atenciosamente, G.A.S. Consultoria.

O documento compartilhado entre clientes segue na íntegra: “NOTA OFICIAL GAS 037/2021 em 05-10-21“.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias