Dogecoin é uma das criptomoedas mais antigas do mercado
Após a Strategy (NASDAQ: MSTR) fazer sucesso com a acumulação de Bitcoin, diversas empresas copiaram sua estratégia e até mesmo criaram reservas de outras criptomoedas, incluindo Ethereum, BNB e Solana.
Nesta terça-feira (2), a CleanCore Solutions (NYSE: ZONE) anunciou que está criando uma tesouraria da memecoin Dogecoin (DOGE).
No momento desta redação, as ações da empresa operam em queda de quase 50% em relação à data anterior ao comunicado.
A Dogecoin (DOGE) surgiu em 2013 como uma piada, sendo uma das primeiras memecoins do mercado. Anos depois, a criptomoeda disparou com o apoio do bilionário Elon Musk promovendo-a nas suas redes sociais.
Embora hoje ocupe a 8ª posição por valor de mercado, a DOGE continua sendo uma piada.
Mesmo assim, a CleanCore Solutions (NYSE: ZONE) decidiu criar uma reserva estratégica de DOGE, tornando-se uma empresa de tesouraria de Dogecoin.
O anúncio aponta que a empresa levantou cerca de US$ 175 milhões (R$ 950 milhões) para este fim.
“A transação cria a única tesouraria oficial de Dogecoin patrocinada pela Dogecoin Foundation e pela House of Doge, o braço comercial autorizado da Dogecoin Foundation.”
Além disso, nomes famosos como Pantera Capital, FalconX, e GSR também aparecem dentre os mais de 80 investidores institucionais.
Já as ações da CleanCore operam em queda de 46,2%. A baixa pode ser resultado da diluição dos acionistas, bem como da proposta inusitada.
Conforme o Bitcoin é visto como um ouro digital devido a sua escassez, faz sentido que empresas busquem acumular a criptomoeda para se proteger da inflação e aproveitar seus ciclos de alta.
Já para outros projetos, desde Ethereum até Dogecoin, a situação é um pouco diferente. Isso porque que seus preços estão atrelados a outros aspectos do mercado, incluindo concorrência, no caso do ETH, ou frenesi, no caso da DOGE.
Para alguns investidores, essa perda de foco no Bitcoin também pode significar que o mercado se aproxima do topo deste ciclo. Outros acreditam que seja o início de uma temporada das altcoins.
Dentre as 10 maiores do mercado, a Dogecoin (DOGE) é a criptomoeda que apresenta o maior desempenho nesta quarta-feira (3) enquanto sobe 4,7%. Como comparação, o Bitcoin sobe 1,4%.
Clayton Adams, CEO da CleanCore, apontou que esse é um momento decisivo tanto para sua empresa quanto para a comunidade da Dogecoin.
“Estamos adotando uma estratégia de reservas com visão de futuro, ao mesmo tempo em que provamos como empresas públicas podem abraçar mudanças ousadas.”
No passado, a comunidade da DOGE chegou a patrocinar um piloto da NASCAR por duas vezes. Agora, a brincadeira parece ter ficado mais séria.
Comentários