O ano de 2019 certamente teve grandes atenções quando o tema foi criptomoedas estáveis, ou stablecoins. Um ex-conselheiro de Donald Trump, que foi até candidato ao FED, afirmou que irá emitir uma nova stablecoin.
Para Stephen Moore, que foi indicado por Trump ao FED (banco central dos EUA) no início de 2019, os bancos centrais irão sentir a concorrência. O que teria feito o ex-candidato ao FED imaginar a criação de uma criptomoeda em menos de um ano após sua derrota?
Mesmo indicado por Trump, Moore perdeu a corrida ao FED, entretanto, vai emitir uma stablecoin em breve
Não é de hoje que Donald Trump se posiciona contra o Federal Reserve, banco central norte-americano. A indicação de Stephen Moore ao FED, ainda em 2019, talvez teria acalmado os ânimos do presidente. Entretanto, Moore não conseguiu apoio do presidente nos últimos momentos para sua posição ao FED.
Em outubro de 2019, Moore inovou seu pensamento em relação aos bancos centrais. Antes queria fazer parte, agora tem uma solução concorrente, que se chamará Frax. Além de Moore, se únem ao projeto Sam Kazemian, cofundador da Everipedia, e Ralph Benko.
A Frax não será uma moeda digital estável lastreada apenas em Dólar (USD). Na ideia de Moore, essa moeda terá uma reserva que será emprestada. Assim, será possível oferecer juros com a Frax, que farão a moeda permanecer com valor próximo ao dólar.
Sigo a política monetária há 30 anos e sempre fui incomodado pelo monopólio do governo sobre a moeda, o que não é saudável para os mercados.
De acordo com a Fortune, o anúncio oficial da Frax será nesta terça-feira. Moore teria dito ainda que suas ideias libertárias o levaram a apoiar o projeto Frax. A stablecoin também terá sua própria blockchain para validar suas transações.
Frax será uma stablecoin com reserva fracionária?
A Frax é um dos projetos mais ambiciosos do campo das stablecoins, talvez mais até que o projeto Libra, criptomoeda do Facebook. Conforme a Libra quer ter um conjunto de moedas estatais em seu projeto, a Frax pretende manter o sistema de reserva fracionária.
As reservas fracionárias são práticas que bancos de vários países utilizam, que permitem emprestar mais do que possuem em custódia. Com a Frax, Moore acredita que o sistema de reservas fracionárias funcionariam, sem a necessidade de bancos centrais. Além disso, as criptomoedas poderiam funcionar melhor que bancos centrais, de acordo com Moore.
Ao contrário de Moore, o presidente Donald Trump não compartilha a mesma opinião sobre criptomoedas. Ainda em 2019, Trump afirmou que o Bitcoin era feito de ar, e não representava uma ameaça ao dólar. Em conclusão, o projeto Frax em breve terá mais informações disponíveis no criptomercado. Ao que parece, o Facebook, o Bitcoin, entre outras, ganham mais um concorrente no mercado de criptomoedas.