O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está aos poucos organizando a sua administração através de diferentes indicações para cargos importantes. Um dos indicados é o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, que durante um discurso ao Comitê Bancário do Senado disse que pretende promover a inovação no mercado de criptomoedas e que elas são “um catalizador de mudanças”, indicando uma posição positiva em relação ao mercado.
A opinião de Gensler foi revelada durante a sua audiência de confirmação nesta terça-feira (2). Como mostrado em destaques no U.Today, Gensler parece ter um certo entendimento sobre o cripmercado e sobre a sua importância em um novo status quo mundial.
Gensler é professor no MIT Sloan School of Management, respeitada universidade de administração ligada ao MIT (Massachusetts Institute of Technology) e parte dos seus ensinamentos tem foco na blockchain.
“Eu acho, como eu ensino no MIT sobre esse tipo de coisa, que essas inovações tem sido um catalizador para a mudança. Bitcoin e as criptomoedas trouxeram uma nova forma de pensar sobre pagamentos e sobre a inclusão financeira, mas eles também levantaram questões sobre a proteção dos investidores. Se eu for confirmado na SEC, eu vou trabalhar para promover essa inovação.”
Além do ponto de vista positivo, Gensler também demonstrou conhecimento sobre a tecnologia de criptomoedas, principalmente em relação à blockchain.
“Eu acho que a blockchain já está fazendo algumas coisas certas. Os Bancos Centrais estão realmente estudando como podem oferecer tokens de pagamento mais inclusivos. A tecnologia de Blockchain é um sistema de contabilidade compartilhado que nos levou a pensar sobre como podemos negociar finanças. Eu não sou um maximalista, mas eu realmente acho que isso será um catalisador para uma grande mudança.”
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Gensler deixou claro também que pretende trabalhar para uma maior clareza regulatória em relação ao criptomercado diante da SEC, mesmo que seja clareza para especificar quando algo é proibido ou não, garantindo uma melhor evolução do mercado e menos dúvidas.
A escolha de Gensler já estava anunciada há um tempo, já que o professor com foco em blockchain fazia parte da equipe de transição de Biden.
Enquanto Gensler reflete nas mesmas preocupações regulatórias que indicados anteriores e outras autoridades, o seu conhecimento sobre a blockchain com certeza saí na frente de outras opções e podemos ter uma SEC mais aberta à tecnologia e as mudanças que o criptomercado promete trazer.