Especialista afirma que a venda de ouro nos EUA para financiar compras de Bitcoin será enorme

A ideia de os Estados Unidos usarem suas reservas de ouro para acumular Bitcoin gerou um amplo debate na indústria criptográfica. De acordo com Bo Hines, diretor do Grupo de Trabalho Presidencial para Ativos digitais, este conceito está sendo seriamente considerado como uma abordagem orçamentária neutra para construir uma reserva de Bitcoin nos EUA.

Falando em um podcast, Hines fez referência ao Bitcoin Act 2025, uma proposta da senadora Cynthia Lummis que visa garantir 1 milhão de BTC para o governo dos EUA. Um método de financiamento sugerido é reavaliar o valor dos certificados de ouro detidos pela Reserva Federal, libertando vantagens sem depender do dinheiro dos contribuintes.

Por que isso seria uma virada de jogo

O potencial para o governo dos EUA transferir parte de suas reservas de ouro para Bitcoin atraiu reações de grandes figuras da indústria:

Dom Kwok, ex-analista bancário do Goldman Sachs, afirmou que se o governo dos EUA avançar com este plano, seria um grande evento para todo o mercado de criptografia, não apenas para o Bitcoin. “Vender ouro para comprar Bitcoin seria enorme”, disse Kwok.

Max Keiser, conselheiro de Bitcoin do governo de El Salvador, alertou que a Rússia e a China poderiam comprar qualquer ouro que os EUA vendessem para respaldar suas próprias moedas atreladas ao ouro. Ao mesmo tempo, estas nações também podem aumentar as suas reservas de Bitcoin, acelerando a mudança global em direção ao BTC.

Alguns céticos, como Stratlonesoldier, argumentam que os EUA deveriam usar o dinheiro do contribuinte para comprar BTC em vez de vender ouro. Esta perspectiva surge da preocupação de que a liquidação das participações em ouro possa enfraquecer a base financeira tradicional do país.

Independentemente de como o governo executa a acumulação de Bitcoins, o fato de tais discussões estarem acontecendo em altos níveis sinaliza um crescente interesse institucional e governamental na criptomoeda.

Como esta mudança beneficia Altcoins como MTAUR

Uma estratégia pesada de Bitcoin por parte de governos e instituições muitas vezes tem um efeito cascata no mercado criptográfico mais amplo, beneficiando as altcoins com narrativas fortes e casos de uso reais. Se o governo dos EUA se comprometer com a acumulação de BTC em larga escala, a história sugere que isso poderá desencadear:

  • Aumento da participação institucional no espaço criptográfico, trazendo mais capital para todo o mercado.

  • Um aumento na adoção de altcoins, à medida que os fluxos institucionais se diversificam além do Bitcoin em altcoins promissores.

  • Um foco renovado em projetos com utilidade única, especialmente em setores como jogos e metaverso, que têm potencial de crescimento a longo prazo.

Este ambiente é ideal para projetos como Minotauro (MTAUR), que combina jogos blockchain com um ecossistema sólido. Com a capitalização de mercado inicial mais baixa e a posição do MTAUR no setor de jogos em rápido crescimento, ele tem potencial para fazer o bem em um período de tempo mais curto.

Embora a acumulação de Bitcoin pelos governos seja um desenvolvimento de nível macro, seu efeito cascata poderia beneficiar projetos mais recentes como Minotauro (MTAUR) parecem preparados para uma expansão mais rápida.

  • Este artigo não constitui conselho de investimento, conselho financeiro, conselho de negociação ou qualquer outro conselho e nenhum conteúdo do site deve ser considerado como tal. O Livecoins não recomenda a compra de nenhuma criptomoeda. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, você deve conduzir sua própria análise e consultar um consultor de investimentos licenciado.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Bruno Costa
Bruno Costa
Jornalista brasileiro de criptomoedas que analisa blockchain, DeFi e ativos digitais. Grande fã de Web3 e de como a descentralização está virando as finanças de cabeça para baixo. Além de criptomoedas, gosto de surfar, futebol, phonk brasileiro e colecionar NFT.

Últimas notícias

Últimas notícias