Estratégias de Trade para Criptomoedas - Axiomas de Zurique

Os Axiomas de Zurique são compostos por uma vasta experiência dos banqueiros suíços no cenário Pós Segunda Guerra Mundial. Ganharam dinheiro com especulação e deixaram seus ensinamentos para o mundo, portanto trazemos a vocês um desenvolvimento da estratégia de trade para criptomoedas.

O livro Axiomas de Zurique, de Max Gunther, possui uma abordagem de contexto muito interessante sobre a vida na Suíça, um país quase sem recursos naturais que possui uma das moedas mais fortes do mundo.

 

Isso se deve ao fato, de acordo com Gunther, de que a população da Suíça é investidora, especuladora. Com certeza, uma pátria que investe e especula pode, inclusive, ensinar muito ao mundo das criptomoedas, sobre investimentos e educação financeira principalmente.

 

O cenário das criptomoedas é um cenário de riscos, passando por uma fase de alta especulação, de incertezas, e também de esperança de um futuro mais justo e igual para as pessoas, da diminuição da força dos governos, de mais atitudes da população global para resolver seus próprios problemas.

 

Muitas pessoas ainda não perceberam a grandeza das criptomoedas do ponto de vista econômico, o potencial disruptivo dessa tecnologia que veio dar poder ao povo através de redes incorruptíveis, eliminando terceiras partes, com registros públicos garantidos pela criptografia, também conhecida como BLOCKCHAIN.

 

Vamos conhecer os Axiomas, que de acordo com o autor possui dois significados possíveis: o primeiro é do ponto de vista filosófico, que define o termo como a premissa imediatamente evidente que se admite como verdadeira sem exigência de demonstração.

 

O segundo é do ponto de vista lógico, que define como a proposição que se toma como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou de um sistema lógico ou matemático.

 

Buscamos uma terceira definição do dicionário, do qual axioma é uma premissa considerada necessariamente evidente e verdadeira, fundamento de uma demonstração, e para empiristas, fruto de observações empíricas.

 

 

Os Axiomas de Zurique estão classificados em 12 grandes axiomas e 16 axiomas menores, que são regras que devem ser seguidas a risca por quem quiser ganhar dinheiro com especulação.

 

Os axiomas são assim descritos e explicados:

1 – Grande axioma: Risco

*1 – Axioma menor: Só aposte o que valer a pena
*2 – Axioma menor: Resista a tentação das diversificações
Explicação: Não tenha medo de arriscar um pouco, alto risco é chance de alto retorno.

 

2 – Grande axioma: Ganância

*3 – Axioma menor: Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar. Chegando lá, caia fora
Explicação: Não teste a sua sorte. Estabeleça uma meta e, ao atingi-la, realize seus lucros.

 

3 – Grande axioma: Esperança

*4 – Axioma menor: Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho.
Explicação: Se suas especulações andam mal, saia e parta para outra. Saber perder é uma virtude de um bom especulador.

 

4 – Grande axioma: Previsões

Explicação: Não baseie suas especulações em previsões e sim no que você vê acontecendo na sua frente.

 

5 – Grande axioma: Padrões

*5 – Axioma menor: Cuidado com a armadilha do historiador
*6 – Axioma menor: Cuidado com a ilusão do grafista
*7 – Axioma menor: Cuidado com a ilusão de correlação e a ilusão de causalidade
*8 – Axioma menor: Cuidado com a falácia do jogador
Explicação: Não se deixe levar pela ilusão de ordem. Não existe uma fórmula exta que vá lhe proporcionar sempre ganhos.

 

6 – Grande axioma: Mobilidade

*9 – Axioma menor: Em uma operação que não deu certo, não tenha sentimentos como saudade ou lealdade.
*10 – Axioma menor: Jamais hesite em sair de um negócio se algo mais atraente aparecer à sua frente.
Explicação: Não se deixe prender a sentimentos em suas especulações. Se perceber uma oportunidade melhor, corte suas raízes e siga em frente.

 

7 – Grande axioma: Intuição

*11 – Axioma menor: Jamais confunda palpite com esperança.
Explicação: Só confie em um palpite se você for capaz de identificar algo que consiga explicá-lo.

 

8 – Grande axioma: Religião e Ocultismo

*12 – Axioma menor: Se a astrologia funcionasse, todos os astrólogos seriam ricos.
*13 – Axioma menor: Não é necessário exorcizar uma superstição. Podemos curti-la desde que ela conheça seu lugar.
Explicação: Mantenha o sobrenatural longe de suas especulações. Confie em você e no seu potencial.

 

9 – Grande axioma: Otimismo e pessimismo

Explicação: Um bom especulador possui confiança, não otimismo. Confie em você e no seu potencial.

 

10 – Grande axioma: Consenso

*14 – Axioma menor: Jamais embarque nas especulações da moda. Com frequência, a melhor hora de se comprar algo é quando ninguém quer.
Explicação: Antes de arriscar dinheiro seguindo a opinião da maioria, pondere e avalie por si mesmo se a decisão é acertada ou não.

 

11 – Grande Axioma: Teimosia

*15 – Axioma menor: Jamais tente salvar um investimento fazendo preço médio
Explicação: Se sua especulação não está dando o retorno desejado, não seja teimoso, desista. Outras boas oportunidades podem estar a volta sem ser notadas.

 

12 – Grande Axioma: Planejamento

*16 – Axioma menor: Fuja de investimentos de longo prazo
Explicação: Não planeje investimentos a longo prazo. O mundo dos negócios se modifica a cada dia. O único plano a longo prazo que o especulador deve ter é o de ficar rico.
Para quem é trader esses ensinamentos são fundamentais para repensar e rever conceitos, visto que lidam com o fator especulação a risca, que para eles não é errado, na verdade é o correto, é o estilo de vida de grande parte dos suíços.
Devemos destacar que essa realidade é a dos Banqueiros Suíços no cenário pós guerra e pode não ser encontrada nenhuma correlação com a realidade das criptomoedas, mas como experiências são sempre válidas para adicionar migalhas ao conhecimento segue para apreciação.
No Livecoins, além deste artigo para o Desenvolvimento da Estratégia de Trade, realizou uma série sobre Trades que abordamos vários pontos a serem considerados sobre o tema, deixamos aqui mais uma lição.