Muitos bots de trading surgiram recentemente, porém todos eles oferecem as mesmas estratégias – long e short.
Long significa que o bot comprará moedas e as venderá posteriormente, a um preço superior, e você obterá lucro na moeda principal – a que você usou para comprar a outra moeda.
Um bot fazendo short venderá as moedas que você possui e as comprará mais tarde a um preço mais baixo. Assim, no final, você terá a mesma quantidade de moedas mais o lucro obtido com a diferença de preço.
Mas decidir quando usar uma ou outra estratégia é o segredo, então vamos dar uma olhada em mais detalhes. Saiba mais sobre os bots de trading de long e short no TradeSanta.
O que devo considerar ao escolher uma estratégia?
Há duas coisas que você deve ter em mente ao escolher entre uma estratégia de long ou uma de short.
A primeira e mais importante coisa, escolha uma estratégia de acordo com a tendência do par a ser negociado. Digamos que a análise técnica e fundamental de uma moeda aponte para uma tendência de alta.
Obviamente, não seria uma boa escolha abrir um short nessas moedas. Em vez disso, faz sentido configurar uma estratégia de long para que a altcoin se beneficiar desse movimento. Por outro lado, se uma tendência está mudando, é aconselhável considerar um short.
Se não houver uma tendência aparente e a negociação está lateralizando, um trader pode abrir um long e um short simultaneamente para tirar proveito de todas as flutuações do mercado. Outros iniciam bots com estratégias opostas no mesmo par para mitigar seus riscos.
A segunda coisa a considerar é o seu portfólio. Normalmente, o short é feito com fundos emprestados; portanto, você empresta as moedas quando acha que o preço delas cairá, vendendo a um preço mais alto e depois recomprando a um preço mais baixo, devolve as moedas mais a comissão e mantém o lucro obtido.
Com sistemas de negociação automatizados, geralmente a parte dos fundos de empréstimos é feita manualmente por você, e o bot de negociação apenas executa ordens de compra e venda.
Portanto, se você não está emprestando e negociando com seus fundos, o seu short é como uma estratégia long reversa, ou seja, a moeda que você vende para depois comprar novamente necessita que seu preço suba mais tarde (caso contrário, você ficará com 0 ou com prejuízo).
Qual estratégia de negociação combina melhor comigo?
Levando em consideração os pontos anteriores, chegamos à seguinte conclusão. Se você não deseja lidar com a compra e venda manual de altcoins e possui principalmente moedas principais em seu portfólio, você tem muito mais oportunidades para as estratégias de long.
Se você possui várias altcoins diferentes em seu portfólio, mas pouca ou nenhuma moeda principal, como BTC ou ETH, pode configurar bots de short para suas moedas. Assim, você aproveitará as flutuações do mercado de criptomoedas e preservará a estrutura do seu portfólio. Mas, novamente, monitore atentamente as tendências do mercado e configure os bots de acordo com os resultados de sua análise.
Como nós mencionamos antes, há casos em que o lançamento de duas estratégias simultaneamente parece apropriado. No entanto, tenha cuidado ao configurar os parâmetros do seu bot e esteja preparado para ter ordens em aberto por um tempo, caso o mercado não se recupere ou a tendência persista por mais tempo do que o esperado.