Ethereum vai deixar Bitcoin “no chinelo” após atualização?

Atualização 'London' chamou a atenção de um assunto que há muito tempo estava esquecido.

Siga no
Ethereum enfrentando o Bitcoin
Ethereum enfrentando o Bitcoin

A rivalidade entre as comunidades do Ethereum e do Bitcoin voltaram a ganhar força nos últimos dias, com uma atualização do Ethereum sustentando rumores de um eventual flippening, que poderia levar o bitcoin a ser ultrapassado.

Isso porque, após a nova atualização do Ethereum com o EIP-1559, que deve ser completada na próxima quinta-feira (5), a moeda se tornará deflacionária.

Vale notar que a emissão de Ethereum é “infinita” atualmente, sendo essa uma das principais críticas no mercado ao projeto. A cada bloco minerado na rede, são criados dois ethers e não há nenhum mecanismo de queima das moedas.

Após a atualização, haverá um mecanismo de controle de emissão de novas moedas, fato que poderia diminuir a inflação do Ethereum no longo prazo.

“Isso reestrutura fundamentalmente a política monetária do Ether e levanta várias questões sobre o prêmio do Bitcoin sobre o Ethereum.”

Flippening do Bitcoin volta a ser assunto na comunidade que acompanha atualização do Ethereum no mercado

Enquanto alguns se preocupam com os requisitos técnicos de um hard fork na rede Ethereum e suas possíveis complicações, outros já miram a questão monetária da moeda, que ganhará uma nova emissão no mercado, reduzindo sua inflação.

Como o Bitcoin tem uma emissão fixa, a redução do Ethereum de moedas no mercado acabou sendo considerada um ponto fundamental para que a comunidade nutrisse um sentimento de virada.

Por flippening entende-se o movimento do qual o Bitcoin seria superado como a maior criptomoeda em valor de mercado, algo que nunca aconteceu.

Tanto é que o Ethereum é um dos que se encaixa no segmento chamado de “altcoins”, ou seja, criptomoedas alternativas ao Bitcoin.

Mas o IntoTheBlock analisou que a rede Ethereum processa mais transações que o Bitcoin desde 2018, fato que comprovaria uma maior adoção da tecnologia e seus casos de uso.

Ethereum processa mais Transações que o Bitcoin desde 2018, na média
Ethereum processa mais Transações que o Bitcoin desde 2018, na média/IntoTheBlock

A análise ainda afirma que mais taxas de transações foram geradas na rede Ethereum, mostrando que a utilidade da rede leva as pessoas a usarem a tecnologia. Outro ponto destaca foi o número de usuários, que o estudo afirmou ser menor no Bitcoin.

“Outra peça-chave para avaliar com relação ao flippening são os efeitos de rede criados por Bitcoin e Ethereum… Nesse sentido, a Ethereum também conseguiu superar o Bitcoin.”

“Atualização do Ethereum é a mudança para o flippening”, afirmou estudo

Para os analistas, a atualização do Ethereum que já começou a sinalizar na rede e deverá terminar na próxima quinta, é o começo da maior movimentação financeira que pode desbancar o Bitcoin da primeira posição do mercado.

Mesmo assim, eles concluíram que só com o tempo será possível ver se o Bitcoin será ultrapassado pelo Ethereum.

“Embora a resposta a essas perguntas seja respondida com o tempo, é provável que o EIP-1559 desempenhe um papel fundamental na maneira como o relacionamento entre o Bitcoin e o Ethereum avança. Sendo o primeiro passo para diminuir a inflação do Éter, é possível acreditar que cada vez mais investidores começarão a enxergar seu potencial como reserva de valor. Em última análise, isso influenciaria a forma como o Ethereum é valorizado e geraria maiores chances de flippening.”

Vale notar que essa visão ainda é contestada pelos fãs do Bitcoin, que continuam firmes na crença da tecnologia da principal criptomoeda, que funciona há 12 anos ininterruptos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
PayPal e Bitcoin

PayPal anuncia novo aplicativo para criptomoedas

O PayPal continua apostando nas criptomoedas, após ingressar no criptomercado há cerca de um ano, a empresa revelou seu novo app que traz recursos...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Investidor veterano alerta: “Ethereum está entrando em momento de queda prolongada”

Peter Brandt é um veterano do mercado de investimentos e um nome bem respeitado entre quem acompanha criptomoedas. Peter não é um estranho para o...

“Corretoras de criptomoedas estão em risco”, diz Bloomberg

As corretoras de criptomoedas dos EUA podem estar prestes a enfrentar um grande risco de existência conforme as questões sobre a regulamentação do setor...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias