Vários usuários da internet começaram a receber e-mails avisando que as suas carteiras MetaMask estavam bloqueadas permanentemente, o que os levou a caírem em um sofisticado golpe de phishing.
De acordo com um novo alerta da Federal Trade Comission (FTC), órgão dos EUA, os casos não passam de golpes, que estão sendo aplicados não apenas com a imagem da MetaMask, mas também do PayPal e Binance.
Ao enviar a mensagem falsa para investidores, os hackers pedem que todos atualizem suas carteiras nas plataformas, momento em que todo o patrimônio pode se perder.
Como agem os golpistas que mandam e-mails dizendo que a MetaMask está bloqueada?
Com o novo interesse em tokens ERC-20 e de outras redes ligadas ao Ethereum, como a Pepe (PEPE), muitos novos investidores criaram suas carteiras MetaMask para custodiar suas criptomoedas.
E uma nova campanha de phishing surge na internet tentando enganar os investidores, alertando que suas carteiras estão travadas.
Como em outros ataques de hackers, eles tentam dar uma ideia de urgência para que a vítima caia no golpe e não tenha tempo de perceber a armadilha. Em uma investigação da CFTC, o golpe da MetaMask bloqueada pede que os usuários atualizem suas carteiras clicando “urgente” em um link, mas ao clicar perdem tudo.
“O falso MetaMask diz que sua carteira de criptomoedas está bloqueada. E, se você não agir rápido, clicar em um link e atualizar sua carteira, eles dizem que sua criptomoeda será perdida. Se você receber uma das mensagens, exclua-a.”
Hackers tentam convencer clientes do PayPal e da Binance a cair no mesmo golpe
Assim como tentam aplicar o golpe da MetaMask bloqueada, os golpistas em novas campanhas de phishing utilizam um falso cancelamento de ordens do PayPal para também ativar golpes contra investidores de criptomoedas.
Isso porque, o e-mail que chega na caixa de mensagens dos investidores alega que o saque do PayPal para a Binance está cancelado e eles devem atualizar os termos da plataforma. Novamente, ao clicar no link enviado, as vítimas podem perder tudo, inclusive informações pessoais e financeiras.
O golpe tem chamado atenção das autoridades após um aumento no número de casos nos Estados Unidos, principalmente. De qualquer forma, o exemplo dá indícios para toda a comunidade global do mercado cripto deve manter a vigilância com as novas práticas.
Vale lembrar que a MetaMask não pede cadastro de e-mails de seus usuários, ou seja, os golpistas tentam enganar os mais desatentos.
Nos últimos anos, campanhas de phishing deixaram um rastro de prejuízos no mercado cripto. E como as transações de criptomoedas não permitem estorno, a situação é a mais confortável para criminosos virtuais.