EUA fazem troca de prisioneiros com Rússia envolvendo fundador de corretora de Bitcoin

Mídia russa aponta que Vinnik ainda se encontra preso nos EUA.

Os governos dos EUA e da Rússia realizaram uma troca de prisioneiros nesta terça-feira (11). Enquanto o professor americano Marc Fogel já se encontra nos EUA, a mídia local aponta que Alexander Vinnik estaria se preparando para voltar à Rússia.

Fundador da BTC-e, uma das primeiras corretoras de Bitcoin do mundo, Vinnik foi preso em 2017 na Grécia sob acusações de lavagem de dinheiro. Em 2022, o executivo foi extraditado para os EUA, onde se declarou culpado das acusações.

Vinnik já havia sido mencionado diversas vezes como um nome de interesse da Rússia na troca de prisioneiros durante o governo Biden. Na data, falava-se sobre a troca de Vinnik por Evan Gershkovich, um jornalista americano preso por espionagem na Rússia, mas o acordo não finalizado.

Marc Fogel volta para os EUA após governo fazer troca de prisioneiros com Rússia

Em vídeo publicado nas redes sociais, o professor Marc Fogel aparece agradecendo o presidente americano Donald Trump e todos envolvidos em seu retorno aos EUA.

“Meus agradecimentos são para você, sua administração, e essas pessoas maravilhosas que me trouxeram para casa”, disse Fogel para Trump. “Vou passar o resto da minha vida em dívida com você.”

Fogel estava preso na Rússia desde 2021 ao entrar no país portando 17 gramas de maconha medicinal e cumpria uma pena de 14 anos por tráfico de drogas.

Em outro vídeo, agora dentro da Casa Branca, é possível perceber o estado emocional e físico desabilitado de Fogel, que, mais uma vez, agradece o trabalho de Trump e de outras autoridades americanas envolvidas na troca.

“Me sinto a pessoa mais sortuda do mundo nesse momento”, comentou o professor americano.

Questionado se conversou diretamente com o presidente russo Vladimir Putin, Donald Trump não quis falar sobre o assunto, mas mostrou gratidão ao governo russo e aos americanos que libertação de Fogel.

Alexander Vinnik ainda não está na Rússia, diz mídia local

Enquanto Fogel já se encontra nos EUA, a mídia russa aponta que Alexander Vinnik ainda não foi libertado e continua preso em solo americano.

“O senhor Vinnik continua nos Estados Unidos, e nosso trabalho em sua defesa não foi interrompido. Estamos fazendo todos os esforços possíveis dentro dos limites legais para obter o melhor resultado”, disse o advogado Alexander Buh à Interfax.

Conforme o nome de Vinnik aparece há anos em possíveis trocas de prisioneiros entre EUA e Rússia, o advogado aponta que essa interferência política influenciou no caso. “O veredito foi adiado várias vezes, e isso se deve em grande parte ao cenário político, onde certas mudanças administrativas podem beneficiar nosso cliente”, adicionou Buh.

Já a mídia americana aponta que mais um americano preso na Rússia seria liberado nesse mesmo acordo ainda nesta quarta-feira (12). No entanto, seu nome não foi divulgado.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias