EUA imprime 21% da sua oferta monetária em 2020, risco de inflação cada vez mais alto

Os EUA imprimiram mais dinheiro em 2020 do que durante os 10 anos que seguiram a crise de 2008.

Siga no

A possibilidade de uma inflação que vai afetar consideravelmente o poder de compra das pessoas não é um medo apenas no Brasil, mas também uma grande preocupação em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Apenas em 2020 os EUA imprimiu mais de $ 3 trilhões, isso representa 21% de todo o suprimento do dólar. Como é de se imaginar, esse é um grande sinal vermelho para a economia do país.

A oferta monetária do Dólar saiu da casa de $ 15,2 trilhões para $ 18,8 trilhões, durante o ano de 2020.

Crescimento do suprimento de Dólar nos EUA, destaque para o M1 e aumento abrupto. Fonte: ShadowStats.

Esse não é um problema realmente novo e que apenas foi exacerbado pela atual crise do COVID-19. Com uma dívida trilionária, os EUA está à beira de uma inflação ainda maior no dólar, o que, claro, afeta todo o mundo, incluindo os brasileiros. Com isso, muitos estão dando ao Bitcoin muito mais atenção, mas não apenas para si mesmo, mas também para que o ativo digital seja utilizado por outras pessoas como forma de proteção.

Um post na maior comunidade de Bitcoin do mundo ganhou mais de 2,2 mil curtidas depois de pedir para que a “palavra do Bitcoin” fosse espalhada para proteger outras pessoas.

“Os Estados Unidos imprimiram 21% de todo o seu suprimento de dinheiro em apenas um ano.

Isso não é mais sobre nós ficarmos ricos. É sobre garantirmos que as pessoas com quem nos preocupados não sejam roubadas pelo atual sistema financeiro.

Agora é mais importante do que nunca que ensinemos sobre o Bitcoin para eles.”

E, novamente, esse é um conceito que não é algo novo, desde o começo de 2020, com o aperto da crise financeira, muitos estão alertando sobre o risco de uma inflação descontrolada do dólar. Chamath Palihapitiya, ex-executivo do Facebook e famoso bilionário, alertou que é hora de usar o Bitcoin como seguro para escapar de uma crise no futuro.

Para se ter uma ideia, os EUA imprimiram mais dinheiro em 2020 do que durante os 10 anos que seguiram a crise de 2008.

A crise do Coronavírus acelerou a impressão de dinheiro e a inflação é uma ameaça real

Alguns acreditam que estávamos caminhando para uma crise financeira mesmo sem a “ajuda” de uma crise global desencadeada por uma pandemia. Mesmo assim é inegável que houve um grande impacto e uma aceleração desse problema com a Covid-19.

Desde o começo da pandemia tivemos aumento de gastos para tentar amenizar o dano nos mercados, e os cheques de estimulo (auxílio emergencial) distribuídos durante este período.

Índice do Dólar desde 1994 Fonte: CNBC.

Uma recente notícia da CNBC citou, Mike Wilson, chefe estrategista da Morgan Stanley, dizendo:

“É justo afirmarmos que nunca observados um crescimento no suprimento de dinheiro tão grande como atualmente(…) O Risco de uma inflação cada vez mais alta é o maior da história.”

Agora é mais importante do que nunca que ensinemos sobre o Bitcoin para todos”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Edir Macedo publica vídeo associando Bitcoin com satanás

O líder da Igreja Universal, Edir Macedo, publicou um vídeo onde associa o Bitcoin com a marca da besta. De acordo com o vídeo divulgado...

Coluna do TradingView: Ethereum surpreende com teste na ATH

Após correção de mais de 20% na semana passada, Ethereum reage rapidamente chegando a ensaiar rompimento do topo histórico. Confira o que os analistas...

Dono de corretora de criptomoedas some e deixa 390 mil clientes no prejuízo

Uma importante corretora de criptomoedas da Turquia, chamada Thodex, começou a apresentar problemas em suas operações e em saques, preocupando vários dos seus clientes. A...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias