Euro Digital: Banco central da França anuncia testes com moeda digital

Apesar de uma recente desaceleração, o plano dos governos de lançarem criptomoedas de banco central ainda continua sendo desenvolvido. O Banco Central da França (Banque de France) anunciou que tem planos para lançar um programa experimental para testar o euro digital em procedimentos de liquidação.

As moedas digitais de banco central, ora chamadas de CBDC, têm sido um assunto muito importante dentro do criptomercado recentemente. O interesse por esse tipo de projeto aumentou consideravelmente a partir de 2019, após o anúncio da moeda Libra e eventualmente o Yuan Digital.

No dia 27 de março o Banco Central da França lançou um convite para candidatos. Esse convite pede que instituições qualificadas se inscrevam junto ao Banco Central para testar as aplicações do euro digital em casos tradicionais e a viabilidade de introduzir essa tecnologia nos projetos bancários.

O documento diz que:

“[O objetivo] é conduzir uma análise detalhada dos potenciais efeitos de introduzir uma CBDC para estabilidade financeira, fiscalização monetária e para o ambiente regulatório.”

Também é descrito quais serão os casos de uso que serão testados em diferentes parâmetros para determinar a usabilidade da moeda digital. Serão três casos de uso:

  • Pagamentos com um token que represente o dinheiro fiduciário em relação a instrumentos financeiros listados ou não listados;
  • Pagamentos em relação ao dinheiro digital de outro Banco Central;
  • Pagamentos do Banco central em relação a outros ativos digitais.

Quem poderá participar do teste do euro digital?

Para conduzir os testes, o Banque de France está convidando entidades que tenham interesse na tecnologia e tenham propostas de implementação. De acordo com o chamado para candidatos, os participantes devem estar dentro da União Europeia ou em um estado que faz parte da área da EU.

Curiosamente, o banco não vai impor nenhuma escolha de tecnologia específica, mas um dos critérios de seleção é a inovação.

Além disso, a capacidade de processar grandes volumes de operação não será examinado, mas sim a performance das soluções propostas, a segurança e as características de continuidade.

No entanto, vale ressaltar que o chamado deixa bem claro que os testes não representam a criação de um dinheiro com valor legal.

“A representação do dinheiro do Banco Central deve ser limitada à contabilidade diária no dia que o pagamento for feito e a finalidade do pagamento deve ser registrado nas contas como dinheiro do Banco Central, já que o token não terá nenhum valor legal.”

O anúncio do Banque de France mostra que a corrida para desenvolver um sistema financeiro estatal com base nas atuais tecnologias continua. Os bancos e governos perceberam as inúmeras vantagens das moedas digitais e da blockchain em diferentes setores.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias