Ex-funcionário de empresa gigante de mineração de Bitcoin está preso

Polêmica prisão na China!

Siga no
Mão algemada
Mão algemada

A mineração de Bitcoin é uma das ferramentas necessárias para manter essa rede funcionando e, a Bitmain, uma das principais empresas desse setor, tem um ex-funcionário que estaria preso.

Contudo, o homem é importante no setor, uma vez que seria o criador dos chips Asics Antiminer S7 e S9. Estas máquinas são famosas mineradoras de Bitcoin, em uso ainda hoje.

Além disso, após sair da Bitmain em 2016, após disputas com o antigo CEO, fundou sua própria empresa. A MicroBT é uma empresa que teria uma disputa com a Bitmain no mercado de mineração.

Ex-funcionário da Bitmain, gigante empresa de mineração de Bitcoin, estaria preso

Os últimos meses não estariam sendo fáceis para Yang Zuoxing, ex-funcionário da Bitmain. Isso porque, de acordo com um portal chinês, o entusiasta da mineração de Bitcoin estaria preso.

Em nota, o Caixin, portal de notícias local, afirmou que Yang teria sido preso acusado de um desvio de cerca de R$ 60 mil (U$ 14 mil). A prisão aconteceu no final de outubro, de acordo com o portal.

A prisão de Yang foi na cidade de Shenzhen, metrópole que liga Hong Kong ao continente chinês. O entusiasta de Bitcoin foi preso com acusações de ter desviado 100 mil yuans, informação confirmada pela procuradoria popular do distrito de Nanshan.

Segundo apurou o portal Coindesk, a prisão teria acontecido em outubro de forma provisória, apenas para apuração dos fatos. Entretanto, após mais de 30 dias o homem continua preso no local.

Prisão poderia ter relação com disputa com Bitmain

A Bitmain possui algumas disputas com Yang Zuoxing, relacionadas a patentes da empresa. As disputas judiciais começaram em 2017, com a empresa afirmando que atual prisioneiro teria violado a propriedade intelectual da antiga empregadora.

O Caixin informou que o caso civil do processo teria sido arquivado pela justiça chinesa. Entretanto, a Bitmain teria continuado o processo contra o ex-funcionário que desenvolveu máquinas de mineração de Bitcoin e atualmente está preso.

A prisão anunciada pelo governo da China no último dia 12, contudo, não é confirmada como tendo relação com o processo movido pela Bitmain, apontou o Caixin. A taxa desviada de U$ 14 mil ainda não fica clara se possui relação com o processo judicial. O governo afirma que o caso está sendo processado.

O Caixin afirmou que Yang é um “dos figurões da China” no mercado de mineração de Bitcoin. Isso porque o mercado chinês possui grandes empresas do setor, sendo o país responsável por 66% da mineração no mundo. Contudo o clima entre as empresas não é harmônico, ao que o portal chinês chamou de “batalha no mercado de máquinas de mineração de criptomoedas“.

A atual empresa de Yang, MicroBT, conseguiu levantar uma boa quantidade de capital para iniciar suas atividades. Além disso, tem causado problemas para a Bitmain na construção de máquinas de mineração de Bitcoin.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Banco Tangerine do Canadá

Banco toma dinheiro da conta poupança de cliente que caiu em golpe

Um homem caiu em um golpe de falso emprego e perdeu $ 3.000, os falsos empregadores deram ele um cheque e pediram que ele...
Mann é conhecido na comunidade como "Chewbacca".

“Estamos presenciando a última vez que pessoas ficarão ricas com Bitcoin no Brasil”, diz...

Com a recente alta do Bitcoin e um importante desenvolvimento nos fundamentos da criptomoeda, muitos apostam que estamos apenas no começo da valorização da...
Placa de clientes pede que GenBit devolva dinheiro sócio

Sócio da GENBIT desaparece e não é encontrado pela justiça

Um sócio da GENBIT desapareceu e não foi encontrado pela justiça brasileira. Agora, ele terá alguns dias para se apresentar. A empresa é acusada...

Últimas notícias

“Estamos presenciando a última vez que pessoas ficarão ricas com Bitcoin no Brasil”, diz especialista

Com a recente alta do Bitcoin e um importante desenvolvimento nos fundamentos da criptomoeda, muitos apostam que estamos apenas no começo da valorização da...

Sócio da GENBIT desaparece e não é encontrado pela justiça

Um sócio da GENBIT desapareceu e não foi encontrado pela justiça brasileira. Agora, ele terá alguns dias para se apresentar. A empresa é acusada...

JPMorgan admite que estava errado sobre Bitcoin (de novo) e prevê preço em $ 140 mil

O maior banco dos EUA, JPMorgan, o mesmo que chamou o Bitcoin de fraude há alguns anos, admitiu que a moeda digital "continua" a...