Ex-presidente da CVM dos EUA diz acreditar “muito” nas criptomoedas

Atuou durante o mandato de Donald Trump.

Siga no
Jay Clayton, ex-presidente da SEC fala que acredita nas criptomoedas CVM dos EUA
Jay Clayton, ex-presidente da SEC fala que acredita nas criptomoedas /Crédito: CNBC

O ex-presidente da CVM dos EUA (SEC), Jay Clayton, disse em uma entrevista recente que acredita muito nas criptomoedas. Jay foi presidente da SEC durante o mandato de Donald Trump, quando foi indicado pelo ex-presidente e aceito pelo senado federal em 2017. Vale lembrar que a SEC é quem cuida do mercado de títulos e investimentos nos Estados Unidos, assim como a CVM no Brasil.

Contudo, nos últimos meses o atual presidente da SEC Gary Gensler tem se mostrado ativo com o propósito de criar regras ao mercado de criptomoedas, o que causou medo no mercado nos últimos meses.

Apesar de confirmar que não irá banir as criptomoedas como fez a China, Gary tem estado ocupado com as propostas de regras ao setor, principalmente após o crescimento do Bitcoin no último ano.

Ex-presidente da CVM dos EUA, Jay Clayton acredita muito na tecnologia das criptomoedas

Durante seu mandato ainda em 2020, Jay chegou a classificar o Bitcoin como uma moeda e não como um título, como tentam fazer governos pelo mundo ao se referir a essa tecnologia, dando uma boa visão sobre o debate. Na ocasião ele ainda defendeu a moeda digital como uma reserva de valor.

Em conversa com o programa Squawk Box da CNBC nesta quarta-feira (15), Jay Clayton foi questionado sobre o mercado de criptomoedas, da qual já esteve sob sua supervisão em anos anteriores.

Questionado sobre a opinião sobre o setor, a apresentadora da CNBC questionou que o atual presidente da SEC está criando muitas regras no setor. Segundo Jay, as criptomoedas já possuem muitas funções e estão ligadas a muitos setores, cabendo a SEC regular apenas o que tem relação com ativos.

Ele defendeu, por exemplo, que emissões de criptomoedas que querem captar investimentos com pessoas devam ser autorizadas pelo órgão. No mercado de criptomoedas esse processo é conhecido como ICO, IDO, IEO e IFO, entre outros nomes similares, todos estes captando recursos iniciais com investidores.

De qualquer forma, o ex-presidente da CVM dos EUA acredita muito na tecnologia das criptomoedas e destacou o papel da tokenização no processo de transformar e melhorar o sistema financeiro.

“Eu acredito muito nessa tecnologia. Os benefícios de eficiência do sistema financeiro e de outras formas de tokenização são imensos.”

Na visão de Jay, o governo deve buscar nos Estados Unidos mecanismos para melhorar o sistema financeiro, procurando criar uma regulação reativa contra golpes, mas proativa em encorajar a adoção das criptomoedas no ambiente de negócios do país.

O que chama atenção, contudo, é que Jay não permitiu a aprovação de um ETF de Bitcoin durante seu mandato, o que aconteceu apenas agora em 2021, já com Gary Gensler.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Descoberta Bitcoin

Bitcoin foi inventado ou descoberto?

Uma conversa recorrente na comunidade dos bitcoinheiros é a pergunta "o Bitcoin foi inventado ou descoberto?". Inicialmente essa pergunta parece simples. Obviamente o Bitcoin...
PRF prendeu suspeito de golpe com Bitcoin no Pará /Divulgação

PRF prende homem que deu golpe de R$ 100 milhões com Bitcoin

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem acusado de aplicar um golpe de R$ 100 milhões com Bitcoin no Brasil. Como o Bitcoin...
Símbolo da Binance em aplicativo

Binance se une a Microsoft e IBM em aliança blockchain de Portugal

A corretora Binance expande sua presença em Portugal, se unindo a uma aliança local com a presença até da Microsoft e IBM, entre outras...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias