Fake news faz preço de ‘falso’ Bitcoin disparar

Moeda duvidosa acabou sendo veiculada como meio de pagamento, mas logo a situação foi esclarecida.

Siga no
Bitcoin Cash estampado em bandeira
Bitcoin Cash estampado em bandeira

Mais uma fake news abalou o preço de uma criptomoeda no mercado nesta sexta-feira (5), fazendo explodir a cotação do Bitcoin Cash (BCH), uma cópia esdrúxula do Bitcoin original.

Surgido em 2017, o Bitcoin Cash é uma cópia do Bitcoin, mas se apresenta para muitos investidores como a verdadeira moeda, que carrega o lema de Satoshi Nakamoto.

Na ocasião de sua criação, a moeda foi impulsionada por um ideal de que os blocos de transações da rede Bitcoin eram pequenos, devendo aumentar exponencialmente para conseguir processar tudo na rede principal. Seus proponentes criticavam a implementação do Segwit, criando uma bifurcação do verdadeiro do Bitcoin (BTC) na chamada “Guerra dos Blocos”.

No entanto, mesmo com uma proposta de aumento de blocos, essa rede nunca superou a moeda principal, sendo apenas mais uma invenção sem fundamentos no mercado, com pouco uso diário.

Fake news faz preço de falso Bitcoin explodir, mas efeito durou pouco

As agências de publicidade estão sendo alvos de várias publicações estranhas nos últimos meses, que acabam de certa forma manipulando o preço das criptomoedas no mercado.

A criptomoeda Litecoin foi alvo de uma situação assim no último mês de setembro, quando uma publicação na “GlobeNewsWire” afirmou que o Walmart iria aceitar essa moeda como meio de pagamento. Essa situação acabou levando muitas pessoas a comprarem a moeda, mas registrando um prejuízo quando a situação foi desmentida.

Nesta sexta então foi a vez da Bitcoin Cash passar por seu momento de explosão nas corretoras, quando no início da manhã a moeda saiu de cerca de US$ 600,00 para US$ 632,00 em instantes.

Preço do Bitcoin Cash na Binance explodiu com fake news, mas depois caiu
Preço do Bitcoin Cash na Binance explodiu com fake news, mas depois caiu /Reprodução

Isso aconteceu após uma publicação ser feita na página da Kroger, afirmando que a moeda seria aceita como meio de pagamento a partir de 1 de dezembro.

“The Kroger Co. (NYSE: KR) maior varejista de alimentos da América, anunciou hoje que começará a aceitar Bitcoin Cash. A partir de 1.º de dezembro de 2021, toda a Família de Lojas Kroger aceitará Bitcoin Cash para todas as compras na loja e online.”

Fake News sobre a Kroger aceitar BCH como meio de pagamento
Fake News sobre a Kroger aceitar BCH como meio de pagamento /Reprodução

O comunicado, que já foi retirado do ar pela empresa listada na NYSE, acabou causando a confusão, que depois foi resolvida, levando o falso Bitcoin a despencar no mercado.

O que disse a Kroger para o mercado?

Em um comunicado por seu canal de notícias, a Kroger narrou que a comunicação de aceitar Bitcoin Cash foi totalmente fraudulenta e infundada, desmentindo a confusão que causou no mercado de criptomoedas.

“ICYMI: Esta manhã, um comunicado de imprensa foi emitido de forma fraudulenta alegando ser o Kroger Co. que afirmou falsamente que a organização começará a aceitar Bitcoin Cash. Esta comunicação foi fraudulenta e infundada e deve ser desconsiderada.”

Após o caso da comunicação da Litecoin, foi aberta uma investigação para apurar qualquer manipulação de mercado, visto que são empresas listadas em bolsa e devem permanecer transparentes com o mercado. Assim, é esperado que isso se repita no caso Kroger, que felizmente se livrou de uma péssima notícia para seus acionistas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

CEO da Binance se torna o chinês mais rico do mundo, diz site

Changpeng “CZ” Zhao, o famoso CEO da Binance, é um nome muito importante dentro do criptomercado e até mesmo na economia como um todo....
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias