Fake news faz preço do Bitcoin cair 10%

BitMEX publicou no Twitter a seguinte frase: "Parece que um pequeno gasto duplo foi detectado."

Siga no
Bitcoin e gráfico em queda de preços
Bitcoin em queda de preços

O preço do Bitcoin caiu mais de 10% hoje, a desvalorização fez com que o preço da criptomoeda atingisse seu valor mais baixo das últimas 3 semanas. Tudo isso porque uma “notícia falsa” envolvendo uma das principais características do Bitcoin foi publicada por uma corretora.

A característica em questão é a de prevenir totalmente o gasto duplo, ou seja, a possibilidade de alguém “gastar” o mesmo valor duas vezes. Esse é um evento extremamente prejudicial para uma criptomoeda. Caso tivesse realmente acontecido na rede do Bitcoin, poderíamos estar testemunhando uma crise para a criptomoeda.

O gasto duplo foi um dos problemas que mais atrapalharam as primeiras tentativas de se criar um sistema de dinheiro digital, mas ele foi resolvido quando Satoshi Nakamoto publicou o whitepaper do Bitcoin em 2008.

Fake news derruba preço do bitcoin
Fake news derruba preço do bitcoin

Fake news derruba preço do bitcoin Bloomberg
Fake news derruba preço do bitcoin Bloomberg

Mas o que houve?

Tudo começou ontem quando a BitMEX Research foi até o Twitter para fazer a seguinte publicação: “Parece que um pequeno gasto duplo de cerca de 0,00062063 BTC ($ 21) foi detectado.”

A informação foi publicada fora de contexto e acabou se tornando uma fake news.

Inicialmente acreditou-se que o suposto gasto duplo fosse, na verdade, uma transação RBF, uma situação em que uma transação não confirmada é substituída por uma nova transação só que pagando-se uma taxa maior.

Contudo, o site forkmonitor foi até o Twitter para relatar que na transação não houve um RBF.

Na continuação da sua postagem a BitMEX continuou dizendo que uma transação enviou 0,00062063 para um endereço e outra transação gastou as mesmas entradas em outro endereço.

Porém um dos maiores especialistas em criptomoedas também utilizou o Twitter para amenizar a situação e criticar a BitMex pelo desastroso relatório.

Andreas Antonopoulos explicou o que realmente aconteceu, segundo ele, a blockchain do Bitcoin está funcionando perfeitamente.

Ele que é autor do livro “Mastering Bitcoin” esclareceu que o que de fato aconteceu foi uma reorganização da rede blockchain do Bitcoin, uma “ocorrência comum que faz parte da operação normal do Bitcoin”.

Ele disse que essas reorganizações das blockchains são eventos comuns na rede Proof-of-Work (PoW).

“Quando dois blocos são minerados “quase simultaneamente”, eles competem pela mesma altura, o que significa que ambos têm o mesmo bloco pai no blockchain.”

Ele continua sua explicação dizendo que no longo prazo, apenas um desses blocos são realmente confirmados. Como um bloco é minerado a cada 10 minutos, apenas depois desse tempo outro bloco seria minerado com um desses blocos concorrentes em seu bloco pai.

Portanto, embora de fato um gasto duplo possa realmente acontecer “temporariamente”, a própria blockchain do Bitcoin se reorganiza quando um novo bloco é minerado. E foi isso que aconteceu, após a reorganização, comprovou-se que os recursos foram gastos apenas uma vez.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Diego Marques
Diego Marques
Começou em 2016 como um dos primeiros redatores do Guia do Bitcoin. Diego tem preferência por notícias que podem influenciar o preço das criptomoedas, mas também gosta de escrever curiosidades do cripto-universo.
Chia SSD

Mineração da criptomoeda Chia pode destruir seu SSD em 40 dias

ChUma nova criptomoeda chamada Chia foi lançada recentemente com o objetivo de resolver problemas conhecidos de mineração. Diferente do Bitcoin, Ethereum e outras moedas, a...
Criptomoeda Ethereum ao lado do Bitcoin

Mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin

Os mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin, de acordo com dados divulgados por um estudo do The Block. A mineração de...
Criptomoeda Bitcoin sobre notas de Dólar dos Estados Unidos

46 milhões de americanos investiram em criptomoedas, aponta pesquisa

O número de pessoas que já compraram criptomoedas nos Estados Unidos tem aumentado nos últimos anos. De acordo com um novo levantamento, 46 milhões...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias