A batalha judicial entre o autointitulado criador do bitcoin, Craig Wright, e o falecido David Kleiman ganhou um episódio bizarro esta semana quando o falso Satoshi Nakamoto ameaçou testemunhas de acusação enquanto elas estavam em depoimento.
O processo que envolve mais de US $ 60 bilhões em bitcoin está em sua terceira semana e os advogados de Kleiman se preparavam para entregar a defesa para a juíza.
Enquanto o advogado de Craig Wright estava contestando o testemunho de Matthew Edman, um especialista forense digital, Wright usou o aplicativo de mensagens Slack para ameaçar a testemunha.
Vendo a postagem, os advogados de Kleiman pediram ao juiz que advertisse Wright. “É uma tática de intimidação”, disse Velvel (Devin) Freedman.
Na semana passada, a juíza distrital dos EUA, Beth Bloom, decidiu que os comentários feitos por Wright poderiam ser mostrados ao júri. Isso apesar de os comentários serem postados em um canal privado.
A juíza também disse que não iria admitir mensagens de Wright nas quais ele comparou seu falecido colega ao personagem Milton, do filme Office Space de 1999.
Yesterday late, forensic expert Dr Edman took the stand to start detailing "one by one" the many forgeries that Craig Wright has been creating.
This lengthy report includes the famous 1.1M Bitcoin Tulip Trust forgery.https://t.co/ghX4Z06inz
More Edman today. pic.twitter.com/PF7eKQWkfZ
— Arthur van Pelt 🔥 ∞/21M ⚡ (@MyLegacyKit) November 16, 2021
Craig Wright
Craig Wright é cientista da computação e empresário, ele conheceu Dave Kleiman online, e afirma ser criador do Bitcoin.
Agora em sua terceira semana, o julgamento vai decidir se Kleiman ajudou o falso criador do Bitcoin a criar a moeda digital.
O falso criador do Bitcoin disse que Kleiman desempenhou pouco ou nenhum papel na criação do Bitcoin. Ele afirmou em várias ocasiões que Kleiman simplesmente não tinha o conhecimento técnico para dar uma contribuição significativa.
O irmão de Kleiman, e os advogados que representam o espólio afirmam que ele e Wright trabalharam juntos para “criar” o Bitcoin e minerar mais de 1,1 milhão de moedas, valendo mais de 60 bilhões de dólares hoje.
Eles também acusam Wright de roubar a participação de Kleiman em direitos de propriedade intelectual e lucros por meio de uma série de manobras ilegais e de falsificação de documentos após a morte de Kleiman em 2013.
No tribunal, Wright disse que escreveu o whitepaper do Bitcoin sozinho e apenas pediu à Kleiman para ajudar a torna-lo mais curto.
“Se fosse um artigo de 60 páginas cheio de idiotas acadêmicos, ninguém o leria.”
Wright, que é conhecido por contar mentiras, foi inflexível e continuou afirmando que é o verdadeiro criador do Bitcoin. Quando entrou em contradição, ele tentou explicar que havia sido hackeado ou que tinha sido mal compreendido.
Ele nunca conseguiu provar ser Satoshi Nakamoto.