Falso criador do Bitcoin ameaça testemunhas em processo envolvendo $60 bi em bitcoin

FakeToshi

-

Craig Wright, o falso Satoshi.Imagem: Reprodução / Youtube
Craig Wright, o falso Satoshi.Imagem: Reprodução / Youtube

A batalha judicial entre o autointitulado criador do bitcoin, Craig Wright, e o falecido David Kleiman ganhou um episódio bizarro esta semana quando o falso Satoshi Nakamoto ameaçou testemunhas de acusação enquanto elas estavam em depoimento.

O processo que envolve mais de US $ 60 bilhões em bitcoin está em sua terceira semana e os advogados de Kleiman se preparavam para entregar a defesa para a juíza.

Enquanto o advogado de Craig Wright estava contestando o testemunho de Matthew Edman, um especialista forense digital, Wright usou o aplicativo de mensagens Slack para ameaçar a testemunha.

Vendo a postagem, os advogados de Kleiman pediram ao juiz que advertisse Wright. “É uma tática de intimidação”, disse Velvel (Devin) Freedman.

Na semana passada, a juíza distrital dos EUA, Beth Bloom, decidiu que os comentários feitos por Wright poderiam ser mostrados ao júri. Isso apesar de os comentários serem postados em um canal privado.

A juíza também disse que não iria admitir mensagens de Wright nas quais ele comparou seu falecido colega ao personagem Milton, do filme Office Space de 1999.

Craig Wright

Craig Wright é cientista da computação e empresário, ele conheceu Dave Kleiman online, e  afirma ser criador do Bitcoin.

Agora em sua terceira semana, o julgamento vai decidir se Kleiman ajudou o falso criador do Bitcoin a criar a moeda digital.

O falso criador do Bitcoin disse que Kleiman desempenhou pouco ou nenhum papel na criação do Bitcoin. Ele afirmou em várias ocasiões que Kleiman simplesmente não tinha o conhecimento técnico para dar uma contribuição significativa.

O irmão de Kleiman, e os advogados que representam o espólio afirmam que ele e Wright trabalharam juntos para “criar” o Bitcoin e minerar mais de 1,1 milhão de moedas, valendo mais de 60 bilhões de dólares hoje.

Eles também acusam Wright de roubar a participação de Kleiman em direitos de propriedade intelectual e lucros por meio de uma série de manobras ilegais e de falsificação de documentos após a morte de Kleiman em 2013.

No tribunal, Wright disse que escreveu o whitepaper do Bitcoin sozinho e apenas pediu à Kleiman para ajudar a torna-lo mais curto.

“Se fosse um artigo de 60 páginas cheio de idiotas acadêmicos, ninguém o leria.”

Wright, que é conhecido por contar mentiras, foi inflexível e continuou afirmando que é o verdadeiro criador do Bitcoin. Quando entrou em contradição, ele tentou explicar que havia sido hackeado ou que tinha sido mal compreendido.

Ele nunca conseguiu provar ser Satoshi Nakamoto.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Placa do banco Itaú

Itaú participará de evento global sobre criptomoedas

O Itaú participará de um evento global sobre criptomoedas nos próximos dias. Considerado o maior banco do Brasil, o Itaú está de olho no...

Vitalik Buterin doa R$ 5 milhões para a Dogecoin Foundation

Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, enviou o equivalente a R$ 5,17 milhões em ETH para a Dogecoin Foundation, responsável pela DOGE. A transação ocorreu...
David Marcus

Ex-diretor de criptomoedas da Meta lança startup de pagamentos com Bitcoin

A Meta, anteriormente chamada de Facebook, fez barulho há um tempo ao tentar criar uma stablecoin própria, chamada de Libra. Após o fracasso do...
Jovem jogando League of Legends em notebook.

League of Legends poderá ter NFT e blockchain própria, aponta documento

O League of Legends (LoL), um dos principais jogos do gênero MOBA, poderá receber NFT (tokens não-fungíveis) e até mesmo uma blockchain própria. Tais...
Sam Bankman-Fried, fundador da FTX, dormindo em pufes. Fonte: Twitter / Reprodução.

Bitcoin não tem futuro como rede de pagamentos, diz CEO da FTX

Para Sam Bankman-Fried, fundador da exchange FTX, o Bitcoin não é bom para realizar pagamentos. A crítica está relacionada ao modelo de mineração do...