Famoso grupo Hacker anuncia Operação Robin Hood

Operação já foi conduzida em 2011, em vários países, inclusive no Brasil!

-

Siga no
Estátua em Homenagem a Robin Hood
Estátua em Homenagem a Robin Hood - Foto: Arran Bee
Anúncio

Um famoso grupo hacker, o Anonymous Brasil, anunciou que irá começar a Operação Robin Hood. Os alvos serão as instituições bancárias, que sofrerão, de acordo com comunicado, ataques hackers em massa, para ter seu dinheiro repassado para os mais pobres.

Figura lendária em histórias, Robin Hood era um guerreiro que lutava em prol dos pobres, no contexto da Inglaterra medieval. Além disso, o herói mítico teria ações coordenadas contra a classe rica, sendo considerado um fora-da-lei.

Em alusão a lenda de Robin Hood, o grupo Anonymous tem compartilhado que iniciou uma nova campanha. Um manifesto foi compartilhado pelo grupo na manhã desta terça, contendo graves ameaças aos bancos no Brasil.

Volta da Operação Robin Hood é anunciada por grupo hacker, alvos são os bancos

Anúncio

As instituições bancárias no Brasil tem concentrado esforços em passar uma boa imagem aos clientes. Na última semana, por exemplo, o evento CIAB Febraban 2020 reuniu os bancos Itaú, Caixa, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e BTG Pactual, além de outros mais.

No evento, os presidentes afirmaram que tem concentrado esforços em ajudar no combate à pandemia. Na ocasião, os líderes dos principais bancos com atuação no Brasil afirmaram não estar medindo esforços para ajudar no grave momento vivido, buscando soluções em conjunto ao governo.

Contudo, o grupo hacker Anonymous, uma semana depois do CIAB Febraban, não concorda com essa visão dos bancos. De acordo com um comunicado lançado em redes sociais, as instituições bancárias brasileiras serão atacadas com tudo, e o dinheiro será encaminhado para os pobres.

A chamada Operação Robin Hood, promovida pelo grupo hacker Anonymous Brasil, começou a circular principalmente no Twitter. O grupo alega que os interessados em acompanhar a escalada contra os bancos deverão ficar atentos na hashtag #OpRobinHood.

Explicando o funcionamento da nova operação, o Anonymous afirma que teve acesso a informações bancárias de várias pessoas. Dessa forma, irão realizar doações por sites, como vaquinhas, entre outros, para gastar recursos de clientes dos bancos.

Os bancos, no que lhe concerne, terão que ressarcir os clientes afetados, uma vez que possuem graves violações de segurança, apontou um manifesto do Anonymous divulgado na última segunda em um perfil pelo Twitter.

Até o Pastor Silas Malafaia pode ter sido hackeado pela nova operação, Bolsonaro sofreu recentemente com mesmo problema

Em uma publicação feita por um dos perfis associados ao novo vazamento de dados de cartão pode ter sido o pastor Silas Malafaia. Em um Twitter, o grupo alega que pagou uma conta no valor de R$ 3387, destinada ao Fundo Emergencial para a Saúde – Coronavírus Brasil, usando recursos de Silas. Procurado pelo Livecoins, o pastor não retornou até o fechamento dessa matéria.

Recentemente, até o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi alvo de vazamentos do grupo hacker. Na última sexta (26), a Polícia Federal realizou uma série de buscas em vários estados, cumprindo mandados contra os supostos hackers do presidente, na Operação Capture the Flag.

Não se sabe os danos que poderão ser causados pela nova onda de ataques hackers feitos pelo grupo contra os bancos, mas as redes sociais estão acompanhando o caso. Durante a pandemia, o número casos semelhantes tem aumentado, no Brasil e no mundo.

Por fim, o grupo hacker não deixou claro se todos os bancos serão alvo da Operação Robin Hood, mas vários dados de cartão de crédito já estão sendo divulgados pela internet. Cabe o destaque que no Brasil, o uso de cartão alheio é considerado furto mediante fraude e estelionato, ou seja, um crime passível de punição.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Rede social Twitter e Bitcoin (Blockchain)

Blockchain é o futuro do Twitter, afirma Jack Dorsey

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, participou nessa sexta-feira (25) do Oslo Freedom Forum 2020. Durante a conversa, Jack deixou claro que a tecnologia...
DeFi pode ser scam?

DeFi Leaks denuncia golpe, investidor pode ter perdido 10 mil DAI

Uma pessoa que detinha pelo menos 10 mil moedas DAI pode ter perdido tudo. Depois que um novo golpe foi denunciado pelo DeFi Leaks,...
Corretora de Bitcoin e criptomoedas Binance

Site da Binance é banido na Rússia

Nesta última quinta-feira, 24, o site da Binance (maior corretora de criptomoedas do mundo) foi bloqueado e colocado na em uma lista negra da...

Últimas notícias

DeFi Leaks denuncia golpe, investidor pode ter perdido 10 mil DAI

Uma pessoa que detinha pelo menos 10 mil moedas DAI pode ter perdido tudo. Depois que um novo golpe foi denunciado pelo DeFi Leaks,...

Site da Binance é banido na Rússia

Nesta última quinta-feira, 24, o site da Binance (maior corretora de criptomoedas do mundo) foi bloqueado e colocado na em uma lista negra da...

Spotify, Epic Games e Tinder se unem contra Apple

Um grupo de empresas está se reunindo contra a App Store, pois sua política tem sido considerada injusta. Dessa forma, empresas como Spotify, Tinder...