explicação sobre o que é Gás no Ethereum

Estivemos a muito querendo soltar um artigo sobre o que é gás no Ethereum, que por sinal finalmente conseguimos concatenar uma boa explicação e trazer para vocês que se interessam nessa tecnologia de contratos inteligentes.

O Gás na rede Ethereum é então uma das unidades responsáveis por medir o esforço computacional para conseguir realizar várias operações e serve como uma força vital da rede nesse sentido. Ele literalmente é um combustível, não se esqueça disso.

Ele é utilizado para manter a recompensa sobre o trabalho de mineração da rede, que utiliza de Proof-of-work (POW), para validar os blocos e manter a segurança da rede. O gás também faz com que invasões na rede Ethereum saiam mais caras, logo também pode ser considerado um fator de segurança.

Por exemplo um atacante da rede pode criar um contrato com loop infinito, e submeter a um minerador que processe seu contrato. O minerador no entanto só irá realizar o seu trabalho enquanto houver gás, após isso é encerrado o trabalho do contrato malicioso e a rede permanece protegida.

O gás é utilizado para transações com a criptomoeda Ethereum, em contratos inteligentes e também para realizar ICO e tokens. Com isso, a partir do gás são realizados os cálculos para se conhecer a taxa paga à rede na operação em questão.

ETHGasStation

Colocar em uma transação na rede Ethereum um valor de Gás errado pode fazer com que a mesma não ocorra e seja finalizada. As medidas do gás são diferentes das medidas de Ethereum, portanto deve ser realizada uma conversão de Ethereum para Gás para saber o valor correto a ser colocado nesse campo das transações.

Para ajudar nesta parte de conversão, existe um site que possui várias métricas para os consumidores da rede Ethereum entender mais sobre o gás, portanto não se desespere. Deixamos ele aqui para ajudar vocês: ETH Gas Station.

Para finalizar fecharmos com chave de ouro sugerimos que assista este ótimo vídeo feito por Joseph Chow, ative as legendas e configure em PT-BR:

A rede Ethereum possui muitas oportunidades a empreendedores e apaixonados pela tecnologia da Blockchain, fique ligado que estaremos cobrindo mais detalhes da mesma em outros artigos.

Fonte: Whitepaper Ethereum – PT-BR / Whitepaper Ethereum En BlockGeeks