Forbes: “Este pode ser o melhor momento da história do Bitcoin”

O Bitcoin vive um momento propício de consistência em meio a tempos de incerteza

Siga no
Imagem Cortesia da PixaBay
Imagem Cortesia da PixaBay

Uma vez que o coronavírus afetou toda a estrutura econômica global, nem o Bitcoin ou outros ativos do criptomercado escaparam da instabilidade. Assim, vários especialistas estão afirmando que este é o maior teste para a criptomoeda desde seu surgimento.

No entanto, mesmo que até o presente momento o ativo não tem conseguido fazer jus a sua reputação de porto seguro para investidores em meio à turbulência dos mercados globais, há vantagens em seu panorama atual, de acordo com um artigo publicado na Forbes.

O fato é que, mesmo com as recentes quedas em seu preço, o Bitcoin não está correndo riscos graves.

Pelo contrário, uma vez que o seu valor real não é medido por seu preço, e sim por sua escassez digital. Isso ganha ainda mais importância em meio a medidas que os governos têm tomado para tentar estimular a economia, como cortes recorde em taxas de juros.

Na medida em que países como os EUA tentam desesperadamente proteger sua economia por meio de estímulos e injeções de dinheiro cada vez maiores, soluções pouco convencionais vem sendo discutidas.

Entre elas está a prática chamada de “dinheiro de helicóptero”, onde alguns governantes distribuem para a população determinadas quantias para fazer a economia girar. O problema é que analistas afirmam que isto pode trazer inflação no futuro.

A solução que o Bitcoin pode trazer

De acordo com Anthony Pompliano, co-fundador do Morgan Creek Digital, países como os EUA estão prestes a adotar prioritariamente o dinheiro de helicóptero. O problema é que isso pode fazer com que esses ativos percam o valor, devido ao seu excesso.

Por outro lado, criptomoedas como o Bitcoin não correm este risco, e isto pode trazer efeitos bastante positivos.

Mati Greenspan, fundador da empresa de consultoria Quantum Economics, afirmou que quando os efeitos negativos do coronavírus passarem, a economia global viverá um momento difícil.

Assim, muitos acreditam que o Bitcoin e outros ativos digitais foram feitos para este momento. Com relação aos preços da criptomoeda, eles não podem ser impulsionados artificialmente, e estão ligados sobretudo ao aumento de sua demanda.

Assim sendo, mesmo com a volatilidade de seus valores, o Bitcoin vive um momento propício de consistência em meio a tempos de incerteza. Enquanto entidades como o Banco Central dos EUA (FED) realizam manobras radicais para evitar crises econômicas, o que reflete em poucos resultados positivos na prática, a criptomoeda continua sendo uma garantia de segurança.

Isso pode resultar em uma importância cada vez maior do criptomercado e seus ativos no mundo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Debate Descentralizado: stablecoins podem impactar outras criptomoedas

As stablecoins são possivelmente um dos pilares do mercado de criptomoedas atualmente. O USDT, por exemplo, é usado como medidor de demanda por investidores....
Trade na Uniswap baleia

Criador da Uniswap quer melhorar negociações de baleias Ethereum

Hayden Adams, o criador da Uniswap quer implementar uma melhoria para as negociações de baleias de Ethereum. Um estudo está sendo feito em conjunto...
US Marshals na vigilância do telhado bitcoin

Polícia americana contrata empresa para armazenar bitcoins apreendidos

A polícia dos Estados Unidos quer guardar os bitcoins apreendidos em operações e para isso, contratou uma empresa especializada, a Anchorage Digital. De acordo com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias