Força tarefa investiga pirâmides financeiras com Bitcoin no Brasil

Matéria especial relatou o desespero de investidores que perderam tudo ao caírem em um verdadeiro golpe.

-

Siga no
Pirâmide Financeira
Pirâmide Financeira

O termo pirâmide financeira com Bitcoin foi abordado em uma matéria especial na Record neste domingo (6). Na reportagem, o canal televisivo investigou uma empresa que é apontada como pirâmide financeira. As imagens mostram ainda, vários investidores que perderam tudo em empresas fraudulentas com a promessa de “lucro fácil”.

Os depoimentos  de vítimas dados à Record sobre pirâmides financeiras mostram que uma recente relação desses esquemas com criptomoedas como o Bitcoin. O apresentador Eduardo Ribeiro, do Domingo Espetacular, aponta que essa relação das criptomoedas com pirâmides financeiras acontece a partir da “era da tecnologia”.

Promessa de lucros atraem vítimas para pirâmides financeiras

A promessa de lucros exorbitantes é o chamariz para golpes conhecidos como pirâmides financeiras. Atrelada a falta de informação, os golpes ainda utilizam criptomoedas como o Bitcoin para atrair investidores. 

Uma das entrevistas mostra um investidor que comprou bitcoins para investir na plataforma da HPX. O investidor disse que estava sendo pago inicialmente pela empresa. Na verdade, Felipe disse que o valor estava sendo contabilizado. 

Trinta e três dias depois de investir na HPX, o homem conta que tentou sacar seu investimento. Porém, no momento da tentativa do saque, Felipe teve problemas. Assim como o todo o dinheiro do investidor, a plataforma também desapareceu.

50 empresas suspeitas são investigadas por força tarefa

De acordo com a reportagem especial, o negócio da HPX serviu para ilustrar casos de pirâmides financeiras que ocorrem no Brasil. A reportagem trouxe um levantamento em que a HPX Investimentos é apontada como pirâmide financeira.

O repórter Raul Dias Filho comentou sobre a adaptação das pirâmides financeiras para a “era das criptomoedas.” O jornalista explicou como autoridades buscam solucionar tais crimes, ao apontar que 50 empresas são investigadas por uma força tarefa. Fazem parte dessa força tarefa, a Polícia Federal, Ministério Público e procuradoria da Fazenda.

Um dos investidores entrevistados na matéria diz que pirâmides financeiras são amplamente divulgadas através de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. O investidor, que preferiu não ser identificado, apontou que existem “cabeças” que seriam os recrutadores das pirâmides financeiras.

Youtubers são expostos pela Record

A matéria da Record reforça os negócios da HPX como um exemplo de pirâmide financeira com Bitcoin no Brasil. De acordo com o canal, dois youtubers são apontados como divulgadores do  esquema.

Um dos youtubers possui 11 mil seguidores e explicou como funcionava o esquema através de um vídeo. Gabriel declarou que precisou de algum tempo para perceber que estava divulgando um golpe.

Em outro vídeo, um jovem mostra o investimento na HPX de 4 (BTC). Na operação, o youtuber receberia 40% de lucro rapidamente. Em resposta a Record, o jovem diz ter investido R$ 160 mil na corretora e declarou que perdeu tudo com a empresa. O youtuber disse ainda que não possui qualquer relação com a HPX.

A promessa de lucros exorbitantes foi explorado pela matéria especial sobre pirâmides financeiras envolvendo o Bitcoin na Record.  O tema foi destaque em horário nobre no canal televisivo.

Com o alerta, o canal finalizou a reportagem com dicas para prevenir golpes com pirâmides financeiras com Bitcoin. Uma das dicas apresentadas diz respeito a CVM.

Investidores podem pesquisar sobre empresas que atuam no mercado financeiro, através da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A comissão possui registro de empresas idôneas que operam no mercado financeiro brasileiro. Essa medida pode fazer com que investidores não caiam em golpes envolvendo pirâmides financeiras com o Bitcoin.

http://recordtv.r7.com/domingo-espetacular/videos/alerta-piramides-financeiras-envolvem-moedas-virtuais-e-fazem-novas-vitimas-06102019

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".

Maior corretora de Bitcoin dos EUA se prepara para listagem pública no mercado de...

A Coinbase, maior corretora dos Estados Unidos e uma das principais do mundo, está se preparando para ser listada no mercado de ações, fazendo...
Atlético Mineiro

Criptomoeda do Atlético Mineiro foi pausada

Após dois anos do anúncio de sua criptomoeda, o Clube Atlético Mineiro afirma que o projeto foi pausado. Chamada de GaloCoin, a criptomoeda ainda...
Mapa da América do Sul no Globo

Bitcoin explode na América do Sul, na contramão do mundo

O Bitcoin é uma moeda digital que não tem nenhuma relação com nenhum governo, sendo totalmente descentralizada. Em meio à pandemia, o interesse no...