bitcoin.org remove Foxbit de lista de exchanges

Questionada sobre a preocupação do desenvolvedor do bitcoin.org, a Foxbit afirmou que "ninguém vai perder fundos e nem histórico".

O Bitcoin.org é considerado o principal site da rede Bitcoin, entre as suas muitas páginas e artigos, há uma sessão que recomenda exchanges no mundo todo. Uma recente atualização no site removeu a Foxbit da lista de corretoras.

Na semana passada, uma postagem no GitHub publicada por Will Binns, um dos mantenedores do site Bitcoin.org, avisou que removeria a Foxbit das corretoras a partir dessa segunda-feira, 22.

A postagem no GitHub citou a recente notícia de que a Caixa Econômica estava fechando a conta de diferentes corretoras, incluindo o da Foxbit, no entanto, o motivo para a remoção da recomendação é uma série de e-mails recebidos pelos clientes, avisando que contas inativas podem ser suspensas.

“Relacionado [ao fechamento de contas] ou não, ontem nós recebemos um e-mail automático da Foxbit informando que usuários precisam acessar o site nas próximas duas semanas (até 30 de junho) e providenciar informações atualizadas, ou a conta pode ser permanentemente fechada.”, dizia a postagem que informava a remoção da corretora.

O e-mail também aponta que, aqueles que tiverem as contas canceladas, poderão usar a plataforma novamente após criar uma nova conta. Justamente esse ponto que preocupou os mantenedores do site, segundo a avaliação do desenvolvedor, “isso pode fazer com que usuários percam acesso aos seus ativos”.

O post argumenta que essa situação é preocupante porque pode acabar levando a problemas para os usuários, como:

  • “Impossibilitar usuários de acessarem seus ativos ou perderem fundos depois do dia 30, caso não estejam cientes dessa mudança.”
  • “Impossibilitar usuários de acessar o histórico de transações para o propósito de estabelecerem uma base para determinar lucros e perdas para declarações.”

Questionada sobre a preocupação do desenvolvedor, a Foxbit afirmou que “ninguém vai perder fundos e nem histórico”. Perguntada sobre a remoção do site, a empresa enviou o seguinte posicionamento:

“A Foxbit esclarece que a suspensão da exchange da lista do Bitcoin.org foi realizado devido ao cancelamento de contas que não tem acesso por mais de 24 meses. A empresa está entrando em contato para prestar esclarecimentos, e fica a disposição para qualquer nova duvida relacionada.”

Foxbit removida bitcoin.org
Foxbit removida bitcoin.org

Remoção da Foxbit do Bitcoin.org

Além dos motivos explicados acima, o desenvolvedor do site também informou que achou “suspeita” a falta de informações sobre esse tipo de cancelamento de conta nas outras plataformas da corretora.

“Nós notamos que apesar de ser um e-mail automático enviado para os usuários da Foxbit, não existe menções sobre isso em suas redes sociais, blog ou no portal do suporte. Nós confirmamos a autenticidade do e-mail.”

A recomendação de Will Binns foi a remoção da exchange na página de corretoras por um período de 3 a 6 meses para confirmar que os efeitos adversos citados acima não afetem os usuários.

No momento da publicação deste artigo, a página recomendando exchanges para diferentes países não aparece mais na lista de corretoras brasileiras.

Foxbit removida bitcoin.org
Foxbit removida bitcoin.org

Resposta da Foxbit

O Livecoins entrou em contato com a Foxbit, que respondeu sobre a veracidade do e-mail automático que levantou as preocupações dos usuários e do site Bitcoin.org.

De acordo com as informações o e-mail é real, no entanto, não é um novo procedimento geral para todos os clientes ou tem o dia 30 de junho como prazo fixo para todos atualizarem seus cadastros.

“A Foxbit constantemente solicita atualizações cadastrais de seus clientes pelos canais oficiais. Além de uma praxe do mercado tradicional, a atualização visa o melhor atendimento das obrigações da Instrução Normativa nº 1888/19 da Receita Federal do Brasil”

Segundo a corretora, esse e-mail é enviado para os clientes que ficam alguns meses sem acessarem as suas contas por mais de 24 meses. No entanto, a conta é removida após diferentes tentativas de atualização cadastral.

A maioria das contas encerradas por esse motivo já estão inativas e com um valor muito baixo em criptomoedas.

“A maioria das contas encerradas não possui saldo ou é apresenta valores irrelevantes (centavos ou poucos reais, se convertidos). A Foxbit facultará ao cliente efetuar saques em prazo razoável, avaliando os casos de forma individualizada.”

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias