A polícia da Espanha está investigando o suicídio de um homem que caiu em um golpe de Bitcoin no Tinder. Atormentado por ser enganado duas vezes, perder dinheiro e sofrer a rejeição da mulher, a vítima de 49 anos tirou a própria vida no dia 27 de dezembro.
Este tipo de golpe já foi reportado pela Interpol no começo de 2020, no entanto, ele ainda está fazendo vítimas. O esquema começava em aplicativos de encontro, então o criminoso ganha confiança da vítima até conseguir rouba-la.
O triste caso na Espanha deixou uma dívida financeira e uma família dilacerada pela perda e desamparo. “Na família, ninguém sabia de nada, não nos contaram nada e o que sabemos é o que descobrimos agora”, disse uma pessoa ao site LA VOZ DE ALMERÍA.
Golpe de Bitcoin no Tinder
De acordo com pessoas próximas do caso, o homem era educado e inteligente, mas estava passando por um período difícil em sua vida. Ele havia criado contas em vários aplicativos de namoro, um deles era o Tinder, onde conheceu uma jovem e interessante mulher asiática.
De acordo com as investigações preliminares, as conversas começaram em agosto de 2021, quando houveram gestos de cumplicidade e sinais de afeto. O homem foi generoso, compartilhando detalhes pessoais e se abrindo sobre a possibilidade de um relacionamento.
‘Ela’ respondia apaixonadamente.
Quando o relacionamento virtual progrediu, a mulher propôs um investimento em Bitcoin. Primeiro um investimento pequeno. Então mais, e mais. A mulher apresentou ao homem um suposto especialista em criptomoedas. As conversas, sempre em inglês, terminavam em envio de dinheiro por meio de transferências.
A mulher constantemente o lembrava de seu amor. “Ela mostrava muito interesse e aparentemente se importava com ele”, disse um parente do falecido. As conversas no WhatsApp eram cheias de emoticons afetuosos.
Prejuízo de R$ 227 mil
No mês de novembro de 2021 a situação tomou um rumo que seria fatal. O homem havia investido 24 mil euros que, segundo cálculos do especialista, tinham gerado lucros superiores a 50 mil euros.
O homem decidiu solicitar um saque, foi aí que os problemas começaram.
Tal como acontece em golpes do tipo, o suposto especialista pediu mais 12 mil euros para cobrir taxas de saque, sem resistência, o homem concordou em pagar.
Ele perdeu no total 36 mil euros, cerca de 227 mil reais.
Suicídio
O tal do especialista e a mulher desapareceram sem deixar vestígios, deixando o homem sem um tostão e emocionalmente abalado. Segundo a investigação, o homem procurou a polícia com um dossiê de documentos, conversas, fotos e referências de perfil.
Ele tentou ajudar nas investigações de forma metódica, mas em 27 de dezembro, desiludido, deixou uma carta para seus parentes e tirou a própria vida. A família, agora faz uma alerta para que outras pessoas não passem pelo mesmo.
“Eles procuram uma parte mais sentimental da vítima e demonstram empatia com ela. E por essa via pessoal chegam à parte econômica”.
Após um primeiro contato, com o criminoso utilizando fotos de outra pessoa, a conversa parte para outros aplicativos, como WhatsApp.
Então a vítima é enviada para um site de investimento, servindo de isca, onde consegue sacar um pequeno lucro, já no próximo passo a vítima é convencida a investir um montante grande e então o criminoso desaparece com o seu dinheiro.