Caso de fraude contra McAfee pode afetar Elon Musk e sua Dogecoin

Uma das moedas pela qual McAfee está sendo acusado de fraude é a Dogecoin, a preferida de Elon Musk.

Siga no

Recentemente John McAfee foi extraditado de Barcelona, na Espanha, e levado para os EUA, onde está respondendo por diferentes crimes, incluindo fraude fiscal contra o governo. No entanto, existem outras acusações relacionadas a criptomoedas que podem até mesmo afetar Elon Musk no futuro.

De acordo com a Reuters, promotores federais dos EUA estão acusando McAfee e um de seus sócios, Jimmy Gale Watson Jr., de aproveitarem da posição de influência de McAfee para aplicar esquemas de fraude com criptomoedas durante 2017 e 2018.

Segundo as acusações, McAfee teria usado a sua influência no Twitter para realizar esquemas de pump and dump, isso é, inflar o preço de um ativo antes de despejar grandes quantidades no mercado.

Do que McAfee está sendo acusado?

John McAfee sempre foi uma figura influente dentro do mercado de tecnologia e isso não foi diferente dentro do criptomercado. Durante o boom das altcoins em 2017, McAfee usava o seu Twitter para indicar investimentos em altcoins que ele acreditava que teriam um bom retorno.

As postagens no Twitter eram chamadas de “Moeda do Dia” ou “Moeda da Semana”. Como é de se esperar, muitos seguiam os conselhos de McAfee e apostavam em moedas de capitalização baixa, como a Verge ou a Reddcoin.

A justiça norte-americana agora está acusando McAfee de não ser completamente transparente sobre as suas recomendações de investimento no período. A acusação da promotoria de Manhattan diz que McAfee recebia dinheiro para incentivar o investimento em diferentes projetos e os passava como “uma boa oportunidade de ganhar dinheiro”.

Mas quando o preço do ativo subia após a sua recomendação, as moedas eram despejadas no mercado.

Esses esquemas são conhecidos como manipulações de mercado que podem ser julgadas como fraude.

Em um anúncio, o promotor de Manhattan, Audrey Strauss, disse que McAfee e seu sócio arrecadaram milhões através dos esquemas.

“McAfee e Watson exploraram uma plataforma de mídia social e o entusiasmo entre os investidores no mercado emergente de criptomoedas para fazer milhões através de mentiras e enganações.”

O Departamento de Justiça afirmou que McAfee e seu cúmplice arrecadaram mais de US$ 13 milhões com os esquemas.

McAfee se defendeu das acusações, dizendo que suas postagens de “Moeda do Dia” eram baseadas em diferentes análises sobre a possibilidade de retorno das moedas e que os pagamentos que ele recebeu por essas “propagandas” foram feitas nas próprias moedas que quebraram no futuro.

“Minha equipe analisou cada promoção baseada no gerenciamento, planos de negócios e potencial. Ninguém poderia prever a queda do mercado de Altcoins. Nós fomos pagos nessas mesmas moedas que quebraram. As alegações da SEC são exageradas.”

E como isso tudo pode afetar Elon Musk?

Durante os últimos meses Elon Musk usou o seu Twitter para promover a Dogecoin, que consequentemente teve uma valorização considerável após a atenção do famoso empresário e outros nomes. 

Para diferentes especialistas as duas situações serão vistas da mesma maneira pela SEC e pelas autoridades americanas, que podem investigar Musk pelo mesmo motivo de McAfee.

Vale ressaltar que uma das moedas pela qual McAfee está sendo acusado de fraude é a Dogecoin.

McAfee Dogecoin coin of the day
McAfee Dogecoin coin of the Week

Rumores recentes já até apontaram para o fato de que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA está investigando Musk em relação ao DOGE e a sua influência no Twitter.

Caso haja uma futura investigação, o resultado dependerá do fato de Musk ter realizado um esquema de Pump e Dump, o que, à primeira vista, não parece ser o caso.

Mas ainda assim, é algo que pode incomodar o famoso bilionário.

McAfee se defende dizendo que a moeda não era um esquema e até cita Musk.

“Muitas das acusações são sobre minha “moeda do dia”. Em 2017 escolhi moedas que acreditava ter valor. Uma delas era Doge – agora sendo elogiada por Elon Musk. A moeda aumentou bem mais de 1000% desde que a escolhi. Não era um esquema de pump e dump.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Ethereum será atualizado em 14 de abril, Bitcoin vai comer poeira?

Está previsto para a próxima quarta-feira (14 de abril) a mais nova atualização da plataforma Ethereum. Chamada de Berlin, o update da rede foi...
Ethereum no pano

Ethereum ultrapassa Netflix, Coca-Cola e L’Oreal em valor de mercado

Na manhã deste sábado (10), o Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo em termos de capitalização de mercado, estabeleceu um novo recorde de preço,...
Bandeira da Rússia amassada

Banco central russo deve lançar moeda digital em 2023

Funcionários do Banco Central da Rússia revelaram que estão trabalhando no desenvolvimento do Rublo digital, a moeda digital do país que deve ser lançada...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias