Fuja das Pirâmides: Aprenda a Investir em formas de Consenso

-

Fuja das Piramides - Invista em formas de Consenso
Anúncio

Todos os aventureiros que decidem investir em criptomoedas, em boa parte do tempo passam por riscos altíssimos, hora pelo mercado com suas altas e baixas, hora pela ingenuidade de acreditar em projetos duvidosos… ou ambos.

Pensando nisso, esse artigo vai tentar mostrar algumas opções pessoais minhas e “opções mais conservadoras”, talvez exista isso por aqui, de investimentos em criptos.

Investimentos em Geral

Se você é uma pessoal informada, saberá que existem meios de investimentos além de criptos, tais como os mercados tradicionais e burocráticos CDBs, LCI, LCA, Fundos, Ações Diretas e etc.

Bem, se você, assim como eu, não é tão chegado a uma burocracia sabe que tudo fora disso é bem perigoso se não for bem estudado e testado. É nessa parte escura dos investimentos, comparado aos investimentos tradicionais, que as criptomoedas entram.

Justamente por ser tão fácil transacionar dinheiro, pagando poucas taxas e todas as maravilhas que as criptos trazem, que temos pessoas ingenuas que acreditam em tudo que veem. E é esse ponto que eu tento abordar aqui: “Poxa, nos podemos confiar em investimentos em criptos?”

Tipos de Investimentos em Criptos

Basicamente toda criptomoeda tem sua forma de “Mineração” ou Consenso, a forma de manter a rede. E, basicamente, é nessa parte que entra a maioria dos investimentos em potencial.

Os mais comuns são PoW (Proof of Work) que é a forma de consenso usada no Bitcoin, e na minha opinião só se deve investir nesse consenso apenas em grandes escalas.

A outra, também muito famosa e mais comum, é a PoS (Proof of Stake). Essa forma de mineração faz um sorteio aleatório para decidir quem será o criador do próximo bloco. Nessa forma de consenso, o potencial criador deve contar com algumas moedas em sua carteira, quem tiver mais moedas tem mais chances de ser o sorteado.

Essas formas são as mais comuns. Mas existem várias outras:

Delegated Proof of Stake (DPoS)

EOS usa esse algoritmo de consenso – Prova de Participação Delegada (DPOS). Os detentores dos tokens na blockchain com o uso do software EOS escolhem os criadores do bloco por meio do sistema de aprovação contínua e cada participante da rede pode participar da criação de blocos proporcionalmente aos VOTOS recebidos. Porém, essa forma não beneficia o usuário que vota diretamente, pois cabe aos Delegados o destino dos fundos.

Leased Proof of Stake (LPoS) – (Eu uso essa!)

É improvável que os detentores de pequenos saldos consigam “gerar” um bloco, assim como pequenos mineradores com baixo hashrate não irão minerar um bloco de Bitcoin.

Para os dois casos há solução, no caso do minerador que não tem poder de mineração ele pode optar por usar uma pool de mineração, clique aqui para saber mais. Já para o usuário que possui pouco saldo, mas mesmo assim quer ter algum lucro “deixando seu dinheiro parado” existe a forma de consenso, que eu utilizo com a Waves, LPoS.

A LPoS permite que os usuários aluguem seus saldos aos nós apostadores. Porém, a melhor parte dessa forma de consenso é que os fundos alugados permanecem no controle total do usuário e podem ser movidos ou gastos a qualquer momento, mas o “empréstimo” ou “aluguel” é cancelado. Ou seja, quando você aluga o saldo você “manda” para o nó em forma de aluguel e ao mesmo tempo pode retirar a qualquer momento que desejar.

As moedas alugadas aumentam o “peso” do nó apostador, aumentando assim suas chances de permitir adicionar um bloco na blockchain. Todas as recompensas recebidas são compartilhadas proporcionalmente com os Usuários que alugaram seus saldos.

No meu caso eu utilizo o serviço de consenso através da Waves. Veja, Waves tem um preço médio de 10K satoshi quando está em baixa, como é o caso atual (11/11/19).

Quando você adquire Waves e coloca em Leasing (“Aluguel”) ao preço médio de 10K sat, você pode conseguir lucros “em duas frentes”: No trade, caso a moeda suba, e no Aluguel.

Proof of Stake Voting (PoSV) – (Eu uso essa!)

Usado pela Tomochain, é bem similar ao DPoS, os participantes votam para eleger os validadores de blocos da rede. O algoritmo conta com um sistema de dupla validação, um masternode gera um bloco, outro valida-o e um terceiro masternode faz a chamada dupla validação.

Ok, eu não entendi. A Tomochain possui um aplicativo TomoWallet e o site TomoMaster. No Aplicativo você pode usar como carteira e ao mesmo tempo consultar os masternodes para onde você pode enviar suas moedas. No site, você pode consultar os masternodes disponíveis para investimento, quanto MENOR a capacidade do masternode MAIOR será o retorno. Então, ao pesquisar os masternodes pesquise os com menos Tomos investidos.

Outra forma de investir nesse consenso é que normalmente, assim como a Waves, o preço do Tomo é baixo, varia de 3k a 4k satoshi, ou seja, você pode lucrar “em duas frentes”, no trade e deixando o dinheiro parado. Outra vantagem de investir em masternodes Tomochain é que a cada 30 minutos você recebe as recompensas.

Nesse site você pode ter uma estimativa de quantos tomos você ganha, dependendo de quanto você envia para os masternodes.

Hierarchical Delegated Proof of Stake (HDPoS) – (Eu uso essa!)

Esse é uma mistura de Consenso Delegado e o Grupo de Consenso Privado. Leia mais aqui.

Bem, a moeda que usa esse consenso é a Vite. Eles possuem o sistema de Staking, mas esse não é tão interessante. Atualmente eu uso a DEX deles.

Funciona assim, os detentores de VX (moeda) estão sujeitos aos dividendos da ViteX (exchange). VX é a moeda nativa da plataforma ViteX. Os detentores de VX desfrutam de benefícios na forma de dividendos da exchange, pois as taxas de negociação e listagem coletadas pela Exchange são distribuídas aos detentores de VX.

Quando você compra VX na exchange ViteX você ganha dividendos da plataforma de acordo com a quantidade de VX que você possui. Todos os dias são distribuídos para os detentores de VX as taxas de negociação cobradas pela ViteX, as Fees de Listagem entre outros.

Além disso, você pode “alugar” Vite(moeda principal). Quando você envia Vite para a ViteX, você têm a opção de minerar VX. Ou seja, o ecossistema Vite possui boas oportunidades de investimentos.

Leia mais sobre a ViteX aqui.

Resumo

Bem, como você percebeu, mesmo os investimentos mais “conservadores” em criptomoedas envolve um alto risco. Espero que entenda que isso não é uma recomendação, todo investimento requer estudo, alguns desses que apresentei utilizo no meu dia-a-dia, mas tudo deve ser estudado antecipadamente, eu não me responsabilizo pelos seus erros, estude.

 


Recomendações:

Como Funciona o LPos na Waves?

Lista com vários tipos de Consensos

Outra lista com várias formas de Consenso

Fontes:

---------------------------------------------- BitcoinTrade: 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos! Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos! www.bitcointrade.com.br
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Mateus Lima
Entusiasta em criptomoedas desde 2015, estudante de Sistemas da Informação, Cearense, Contato: [email protected]
Anúncios

Escreva seu comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Bitcoin é um dinheiro digital

Fenômeno tem sido visto em corretoras de Bitcoin

Um fenômeno foi percebido nos últimos dias, envolvendo algumas corretoras de Bitcoin. O Bitcoin (BTC) é o primeiro dinheiro digital a operar sem instituições...
Criptomoedas: Bitcoin e Altcoins

Preço estável do Bitcoin pode abrir espaço para altcoins

O preço do Bitcoin tem sido considerado estável, com queda na volatilidade, em um cenário que pode ser bom para as altcoins. Com menos...
Campeonato de Trade na Binance

Campeonato de trade na Binance dará até U$ 1 milhão

A corretora Binance resolveu agitar o criptomercado, lançando um campeonato de trade avançado para seus usuários. Os prêmios poderão chegar até U$ 1 milhão...
Gráfico do Bitcoin Imagem Cortesia do PikRepo

O Bitcoin não é a bolha da economia, aponta analista

O momento é crítico no mundo todo, com uma crise global da saúde e financeira agindo em conjunto. Para um analista, o Bitcoin agora...

pandemia do coronavírus provoca nova queda do Bitcoin

A última semana foi especialmente difícil para a economia global. Ao mesmo tempo em que os casos de coronavírus cresceram exponencialmente em todo o...